Política

Bancada capixaba se divide em votação na Câmara sobre Daniel Silveira

Foram cinco manifestações favoráveis à manutenção da prisão e cinco contra. Por 364 votos, Silveira vai continuar detido

Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Em votação na Câmara dos Deputados sobre o destino do parlamentar Daniel Silveira (PSL-RJ), a bancada capixaba ficou dividida. Cinco deputados foram favoráveis à manutenção da prisão: Amaro Neto (Republicanos), Evair de Melo (PP), Felipe Rigoni (PSB), Helder Salomão (PT) e Ted Conti (PSB). Todos votaram conforme orientação do partido. Dentre eles, chama atenção o fato de Evair de Melo, um dos líderes do governo na Casa, ter votado a favor da prisão. 

Votaram contra a detenção: Da Vitória (Cidadania), Soraya Manato (PSL), Lauriete (PSC), Neucimar Fraga (PSD) e Norma Ayub (DEM). Desse grupo, Da Vitória, Norma Ayub e Neucimar se posicionaram de forma contrária ao que orientou o partido. 

Com o placar de 364 a 130, Daniel Silveira continuará preso. Por videoconferência, ele participou da sessão deliberativa, realizada nessa sexta-feira (19), e pediu desculpas pelo vídeo publicado que motivou a sua prisão. “Eu gostaria de ressaltar que, em momento algum, consegui compreender o momento da raiva que ali me encontrava e peço desculpas a todo o Brasil. Foi um momento passional e me excedi de fato na fala”, disse. 

As manifestações de Silveira e de sua defesa não foram suficientes para mudar o posicionamento dos parlamentares. Silveira foi preso no fim da noite de terça-feira (16), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, após defender a ditadura e atacar o Supremo Tribunal Federal. A Constituição determina que toda prisão em flagrante de parlamentar em exercício precisa ser analisada pelo Plenário da Casa onde ele atua. Por isso, foi realizada sessão deliberativa para avaliar o caso.  

Algum deputados capixabas se manifestaram pelas redes sociais:

Felipe Rigoni (PSB)

“O deputado Daniel Silveira tem um histórico repugnante e incompatível com o cargo que ocupa. Os ataques ao STF são uma ameaça grave à democracia e votei pela manutenção de sua prisão. Ninguém está acima da lei e a Câmara não pode se omitir diante da marcha da intolerância”.

Da Vitória (Cidadania)

“A CF precisa ser defendida. Votei contra a manutenção da prisão do deputado Daniel pois não há previsão constitucional para tal. Discordo da decisão do STF pela aplicação do flagrante e acredito que a imunidade parlamentar precisa ser preservada para o exercício do mandato. Não concordo com a fala do deputado atacando os ministros do STF, incitando o AI-5 ou qualquer outro ato anti-democrático. Acho que os poderes devem ser harmoniosos e terem respeito entre si. Mas também devem ser independentes”.

Helder Salomão (PT)

Votei pela manutenção da prisão e vou votar pela cassação do seu mandato. Chega de tolerar ataques contra a democracia e contra as instituições”.