Reunida nesta terça-feira (17), a bancada capixaba discutiu vários assuntos, mas o início imediato das obras do Aeroporto de Vitória foi tema em que os parlamentares têm opiniões semelhantes. Embora a privatização do aeroporto possa ser discutida futuramente, o momento oportuno não é esse.
O início das obras pode acontecer após a votação do orçamento da União. A coordenadora da bancada, senadora Rose de Freitas (PMDB), assinalou durante a reunião que o momento é de fortalecimento do Espírito Santo no Congresso Nacional.
A prova disso, segundo ela, é a presença de quatro parlamentares na Comissão de Educação, considerada uma das mais importantes. Os três titulares são Lelo Coimbra (PMDB), Max Filho (PSDB) e Sérgio Vidigal (PDT). Já o suplente é o deputado Helder Salomão (PT).
“Agora temos que nos concentrar na aprovação do orçamento. Sem orçamento ficava complicado ir aos ministérios. É importante que todos da bancada estejam presentes na sessão conjunta que votará o orçamento”, destacou a senadora.
Apesar de considerar a privatização algo positivo, para o deputado Mannato (SDD), é importante que, após a votação do orçamento, as obras do Aeroporto de Vitória tenham início. Ele citou exemplos de privatizações que deram certo como a do Aeroporto de Brasília, Aeroporto de Guarulhos e Aeroporto Tom Jobim. Mas destacou que o momento certo para privatização não é este.
“É importante que se dê continuidade às obras do aeroporto. A discussão sobre privatização não deve ser feita agora. Já foi feita licitação e as obras podem começar logo. Não dá para aguardarmos mais um ano até que haja a privatização”, assinalou o deputado.
De entendimento semelhante é o deputado Givaldo Vieira (PT). Na opinião dele, é preciso que as obras tenham início logo.
“A obra está licitada, então, é importante que seja iniciada logo. É importante que não pare aquilo que já está encaminhado”, disse Givaldo