Política

Bancada evangélica escolhe deputado bolsonarista como líder e barra candidato de Lula

A votação ocorreu em meio a um racha da frente evangélica. Gilberto Nascimento recebeu 117 votos, enquanto Otoni de Paula ficou com 61 votos

Gilberto Nascimento deputado
Deputado Gilberto Nascimento, líder da bancada evangélica. Foto: Mario Agra/Câmara

O deputado federal Gilberto Nascimento (PSD-SP) foi eleito presidente da bancada evangélica no Congresso. Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Gilberto venceu o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), que se aproximou recentemente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A votação ocorreu em meio a um racha da frente evangélica. Gilberto recebeu 117 votos, enquanto Otoni ficou com 61 votos.

LEIA TAMBÉM

Quem herdará a 2ª vaga de Senado no grupo do governador?
Ex-secretário de Turismo, Philipe Lemos vai para a Cesan
Lula demite Nísia Trindade e confirma Padilha como novo ministro da Saúde

Durante a votação, a deputada federal Greyce Elias (Avante-MG), que concorria como candidata da terceira via, desistiu da candidatura para apoiar Gilberto Nascimento. Com o apoio de última hora, ela se tornou vice-presidente da bancada.

A Frente Parlamentar Evangélica (FPE) reúne 219 deputados e 26 senadores e tem papel fundamental na votação de pautas que envolvem costumes.

Desde a segunda-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (PL) vinha ligando para parlamentares para pedir votos em Nascimento. Outro fiador da campanha do deputado foi o pastor evangélico Silas Malafaia.