Faltando dez dias para o segundo turno nos quatro municípios do Espírito Santo, alguns candidatos derrotados no primeiro turno e outros personagens políticos começam a se posicionar sobre quem vão apoiar no próximo dia 29 de novembro.
Veja tudo no Guia Eleições 2020
Em uma transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira (19), o ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PSB), que ficou na terceira posição no pleito com 39.219 votos, disse que não participará de nenhuma campanha no segundo turno, mas anunciou o voto para o candidato Arnaldinho Borgo (Podemos), que terminou o primeiro turno na primeira colocação com 73.122 votos.
“Eu não sou detergente para ser neutro, mas eu vou cuidar da minha vida pessoal e não poderei participar do processo eleitoral nem das campanhas. Mas eu votarei no sentimento da cidade que é da renovação”, afirmou Neucimar.
Terceiro colocado na Serra, o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), que ficou na terceira colocação na Serra com 35.838 votos, permanecerá neutro no segundo turno.
“Eu decidi não apoiar qualquer dos dois candidatos no segundo turno. Vou me manter fiel ao desejo dos 16,87% da população da Serra que entendeu que a cidade precisa avançar e que as roupas velhas já não nos cabem mais”, afirmou em nota divulgada nesta quinta-feira (19).
Após conversas com correligionários, o ex-deputado estadual Sandro Locutor (Pros), que ficou na quarta colocação em Cariacica, com 17.536 votos, anunciou apoio ao candidato Euclério Sampaio (DEM).
“A decisão de apoiar Euclério foi tomada após ouvir membros do partido, vereadores eleitos e lideranças da cidade”, disse Locutor.
O ex-vereador Fabrício Gandini (Cidadania) não manifestou apoio direto a nenhum candidato.
“Respeito profundamente e me curvo à vontade e ao direito da população de fazer, neste segundo turno, sua escolha livremente”, afirmou nesta quinta-feira (19).
Confira quantos votos cada candidato conquistou
Ainda não está claro, oficialmente, se o governador Renato Casagrande (PSB) irá apoiar algum candidato no Espírito Santo. Consultada pela equipe do jornal online Folha Vitória, a assessoria de comunicação do governador afirmou que Casagrande está conversando com membros do partido para definir se irá apoiar algum candidato.
Subtenente Assis (PTB), que ficou na terceira colocação em Cariacica com 18.884 votos, ainda não declarou se irá apoiar algum candidato no município.
Rede Vitória promove debates no segundo turno
Com colaboração de Késsia Neto
Leia também:
Mulheres perdem espaço nas câmaras municipais da Grande Vitória
Saiba como justificar seu voto sem pagar multa