O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou mais cinco bolsonaristas radicais que estavam presos em Brasília devido aos ataques golpistas realizados no dia 8 de janeiro nos prédios dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Agora, são 15 em prisão domiciliar.
Eles terão de usar a usar tornozeleira eletrônica. São três mulheres e dois homens. Ana Maria Ramos Lubase, Deise Luiza de Souza Aguiar e Maria Elena Lourenço Passos voltaram para o Espírito Santo. Também foram liberados Dirlei Ricardo de Medeiros e Laudio Mateus Nimmer.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Uma mulher continua em regime fechado no presídio feminino do Distrito Federal e quatro homens permanecem na penitenciária da Papuda. A reportagem da Rede Vitória não conseguiu contato com a defesa dos presos nos ataques.
Decisão beneficiou bolsonarista do ES que estava na Papuda
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu liberdade provisória, entre os dias 27 e 28, a 173 denunciados por envolvimento em atos terroristas e depredações aos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Com a decisão do ministro, um bolsonarista identificado como morador do Espírito Santo teve liberdade provisória concedida mediante uso de tornozeleira eletrônica. Ele se chama Fábio Alves Barbosa e tem 46 anos.
Como a reportagem do Folha Vitória havia mostrado em matéria publicada no dia 8 de fevereiro, outras oito pessoas que teriam saído do Estado para participar dos atos golpistas em Brasília estão fazendo uso do equipamento como uma alternativa à prisão, por determinação de Moraes.
No total, conforme informações da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap-DF), 20 pessoas que se dizem moradoras do Espírito Santo foram presas durante a invasão às sedes dos Três Poderes.
Veja abaixo a situação dos presos do Estado por participação nos atos golpistas em Brasília:
Presos no Complexo da Papuda
Mateus Viana Maia
Rodismar Regasse Lirio
Tiago Mendes Romualdo
Wilson Nunes de Aguiar
Presa na Penitenciária Feminina da Colmeia
Terezinha Locateli
Pessoas liberadas com tornozeleira eletrônica
Arthur Santos de Souza
Claudio Fernando Gonçalves
Fábio Alves Barbosa
Deiviston da Silva Ribeiro
Fernando Silva Salgado
Genil Trevizan Fernandes
Marcos Felipe Ferrari Bastos
Marlos Janutt
Saulo Santos Oliveira
Ana Maria Ramos Lubase
Deise Luiza de Souza Aguiar
Maria Elena Lourenço Passos
Dirlei Ricardo de Medeiros
Laudio Mateus Nimmer
Vinícius Alves Candeia