Política

Bolsonaro critica Juninho, ameaça tirar Força Nacional do município e Prefeitura de Cariacica responde

O presidente criticou a atuação do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior (Cidadania), o Juninho, que implementou um disque-denúncia para receber abusos da Força Nacional de Segurança

Foto: Divulgação

O presidente da República Jair Bolsonaro comentou o programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública “Em Frente, Brasil”, que completou um mês em vigor. Segundo dados do órgão, nos cinco municípios onde o programa foi testado, o número de homicídios caiu 53%.

No entanto, Bolsonaro criticou, entre as cidades que receberam o programa, a atuação do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior (Cidadania), o Juninho, que implementou um disque-denúncia para receber abusos da Força Nacional de Segurança.

“Se a questão da segurança tá muito bem em Cariacica, a gente muda de cidade”, disse. “Eu, como chefe supremo das Forças Armadas, e o Sergio Moro, que está fazendo um brilhante trabalho, não podemos expor nossos agentes de segurança ao disque-denúncia”, complementou.

Procurada pela reportagem do Folha Vitória, a assessoria da Prefeitura de Cariacica disse que “o 162 é o canal da Ouvidoria Municipal, criado no ano de 2017. Como o Programa Em Frente Brasil de enfrentamento à criminalidade violenta se trata de um projeto piloto, construído pelos três entes (União, Estado e Município), o município abriu um canal específico voltado à contribuição dos cidadãos”.

Ainda em nota, a assessoria da Prefeitura de Cariacica disse que “o município acredita no poder resolutivo do programa, e por isso aderiu ao mesmo. Informa ainda que atuou auxiliando no preparo e instalação dos agentes da Força Nacional na cidade. No que compete ao Município dentro do Projeto Em Frente Brasil, de combate à criminalidade violenta, também está a busca e implantação de programas e equipamentos públicos de cunho social”.