O presidente Jair Bolsonaro disse que a mudança na divulgação dos números referentes a contaminações pelo novo coronavírus serão explicadas. Ele afirmou ainda, nesta terça (9), que tem certeza de que a população vai considerar os dados divulgados pelo Ministério da Saúde como corretos.
A declaração foi feita na abertura da 34ª Reunião do Conselho de Governo, evento que tem transmissão ao vivo da TV Brasil.
“Tudo o que foi falado nos últimos dias será explicado e tenho certeza de que a população adotará como precisa essa contagem dos números sobre o coronavírus”, afirmou.
De acordo com Bolsonaro, os dados sobre a doença são essenciais para conseguir “mais garantia e a certeza de como proceder em cada região do País”.
Na quinta-feira (4), o Ministério da Saúde informou que divulgaria apenas os dados das últimas 24 horas e quantidade de pacientes recuperados da doença, sem considerar o total de casos no País. No entanto, a pasta voltou atrás.
Até o boletim divulgado na segunda (8), o Brasil tinha 37.134 mortes e 707.412 casos confirmados da covid-19, sendo notificados 679 óbitos e 15.654 novos infectados nas últimas 24 horas.
Transmissão
Na noite de segunda-feira (8), a chefe da unidade de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, classificou como extramemente “rara” a propagação do novo coronavírus por meio de pacientes assintomáticos.
Bolsonaro disse esperar que hoje a grande mídia, “levando-se em conta a isenção e o compromisso da imprensa brasileira com a verdade acima de tudo”, dê destaque para o assunto. “De forma não comprovada ainda, como nada é comprovado na questão do coronavírus, mas que a transmissão por parte de assintomáticos é praticamente zero. Isso vai dar muito debate e muitas lições serão tomadas”, disse.
Por causa da afirmação da OMS, Bolsonaro disse que “o governo federal espera algo de concreto nas próximas horas ou nos próximos dias e será muito bom, não apenas para o Brasil, mas para o mundo todo”. Para ele, a declaração da OMS pode começar a “dissipar o pânico” a respeito da doença.
Com informações do Portal R7