Paulo Sérgio de Paula Vargas é o novo reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A nomeação do diretor do Centro de Artes da Ufes, pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União na noite desta segunda-feira (23).
Paulo Vargas foi um dos componentes da lista tríplice enviada ao Presidente, depois da votação do Conselho Universitário da Ufes, que é composto por 71 membros. Ele ficou empatado em segundo lugar com o professor Rogério Faleiros, com 16 votos. A primeira colocada da lista foi a professora Ethel Maciel, que teve 26 votos.
O Presidente da República tem a prerrogativa, por lei, de escolher o reitor. Segundo o decreto Nº 1.916, de 23 de maio de 1996, o Presidente deve escolher um nome da lista tríplice enviada pelo colegiado máximo de cada instituição de ensino superior. Desde o governo Lula, os presidentes tinham por tradição nomear os primeiros colocados das listas enviadas pelas universidades de todo o País. No entanto, Bolsonaro quebrou a tradição em, ao menos, seis das 12 oportunidades que teve. Agora é a sétima.
Paulo Vargas ocupará o lugar de Reinaldo Centoducatte, que encerrou seu mandato no último dia 22. O mandato começa já nesta quarta (25) e terá duração de quatro anos. O novo reitor é professor do departamento de Arquitetura, graduado pela Ufes e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.