
Foi aprovado nesta quarta-feira (9) pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei que altera o Programa de Investimentos em Mobilidade Urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Quando criado, em 2010, o objetivo era a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT), ou Transporte Rápido por Ônibus, visando à melhora no fluxo de trânsito. Todavia, alegando alto custo, o governo propôs outros usos para o recurso do projeto (R$ 530,4 milhões), como implantação de faixas preferenciais para ônibus e intervenções para incentivar o uso da bicicleta.
A matéria foi aprovada em reunião conjunta das comissões de Justiça, Mobilidade Urbana e Finanças, com os votos contrários dos deputados Sergio Majeski (PSDB) e Hudson Leal (PTN). Depois, a proposição foi aprovada pelo Plenário.
No Brasil, o BRT está presente em cidades como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP).