A Câmara Municipal de Vitória aprovou um pedido de autorização da Prefeitura Municipal (PMV) para que o município contraia um empréstimo de US$ 100 milhões (cem milhões de dólares) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor será utilizado em investimentos na área de infraestrutura da cidade, conforme explica a secretária de Gestão Estratégica da PMV, Bianca Assis Ribeiro de Sousa Loureiro.
“Vitória foi uma das quatro capitais [Vitória, Palmas, Florianópolis e João Pessoa] selecionadas pelo BID para poder receber esse recurso. Foi feito todo um diagnóstico, junto à Caixa Econômica Federal e equipe técnica da prefeitura, identificando as principais demandas para investimento na cidade. A partir daí foi feito um plano de ação para daqui a 20, 25 anos, com ações a curto, médio e longo prazo”.
Segundo a secretária, o recurso deverá estar disponível para a prefeitura no segundo semestre de 2017, caso seja aprovado pelo Senado Federal e pelas demais etapas do trâmite, que também envolve análise do BID. “Com esse valor poderemos requalificar a orla Noroeste [Grande Vitória a Resistência], implantar ciclovias, áreas de lazer, continuar as obras do parque tecnológico de Goiabeiras, requalificar o Centro e concluir obras de escolas e da área da saúde”, exemplificou Loureiro.
Ainda de acordo com a secretária de Gestão Estratégica, o empréstimo vem num momento oportuno para a capital do Estado, que precisa recuperar sua capacidade de investimento, afetada diretamente pela perda do Fundo de Atividades Portuárias (Fundap) e pela crise econômica brasileira. “Esse recurso é importante porque Vitória está passando por um momento de perda de receita. Então esse investimento vai ser útil para prover a cidade de infraestrutura mais adequada. Ele vem se somar aos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos”, disse.