No dia 08 de maio é comemorado o Dia Nacional do Turismo com a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil. A Câmara Municipal de Guarapari comemorou a data com uma sessão solene na Casa de Leis, que contou palestra, homenagem e presença de quem trabalha com o turismo tanto no município quanto no Estado.
O proponente da noite, vereador Marcos Grijó (PDT) falou da necessidade de engrandecer a data e da importância da palestra do empresário. “Marcos é um pioneiro na área do turismo, ele implantou o maior parque aquático do Estado em uma área seca onde ninguém acreditava que funcionaria e hoje também tem um hotel fazenda. Ele vai mostrar um conceito diferenciado de turismo, como um todo, um trade turístico, não apenas eventos. E para isso é preciso que haja planejamento, políticas públicas para que todos ganhem. A cidade e os moradores precisam ser valorizados”, disse.
Além de ser empresário do turismo, Marcos Azevedo também é um estudioso da área. É o que diz o próprio empresário. “Eu tenho um hobby que é estudar turismo. Aproveitei essa oportunidade que me chamaram para palestrar e juntei tudo que estudei e fiz uma reflexão a respeito da nossa cidade: Se nós resolvêssemos arregaçar as mangas, o que poderíamos fazer com a realidade que nos temos? Tem muita coisa acontecendo a nossa volta e precisamos tirar proveito disso. Por exemplo, a aeroporto de Vitória terá voos internacionais, precisamos captar esses turistas para o município, e a construção da BR 101, que muda a atratividade de Guarapari. A cidade tem problemas graves, a sazonalidade turística e a sobrecarga do fluxo turístico no verão, além do desemprego. Temos que começar a resolver isso, é solução a longo prazo, mas temos que iniciar essa conversar”, relatou Marcos.
O deputado estadual, Carlos Von, acredita que Guarapari precisa trabalhar em conjunto com a prefeitura, o Governo Estadual e o Governo federal, para que aconteça o resgate do turismo local. “É necessária uma maior divulgação, nós já possuímos as belezas naturais para atrair os turistas. Precisamos reorganizar esse turismo e tratar algumas deficiências existentes no município como, segurança pública e mobilidade urbana”.
Gedson Merízio, subsecretário Estadual de Turismo, também esteve presente na celebração e disse que comemorar o turismo é altamente relevante por ser principal eixo econômico da cidade. “Enquanto não tratarmos nossa principal fonte econômica com todo respeito que ela merece, não vamos conseguir fazer nossa cidade deslanchar e a prova disse é o desemprego que estamos vivenciando. Eu sempre trago duas defesas, aumentar o gasto médio dos turistas para fazer aumentar a cadeia produtiva e industrializar Guarapari, para que os jovens que estão saindo das faculdades tenham onde trabalhar. Precisamos ter um olhar econômico com outro viés em paralelo com o turismo, para gerar emprego e renda. A cidade só é boa para o turista, se é excelente para o morador”, finalizou o subsecretário.