
Em primeira discussão e votação, foi aprovado em Mimoso do Sul na noite de sexta-feira (25), o projeto que dispõe sobre a criação do projeto ‘Jovem Aprendiz’, que propõe a contratação de adolescentes, pelo Município, com o objetivo de assegurar formação técnico-profissional metódica, mediante atividades teóricas e práticas desenvolvidas no ambiente de trabalho.
O objetivo, segundo mensagem do vereador proponente, Paulo Renato Barros (PR), é inserir jovens no mercado de trabalho, promovendo seu desenvolvimento profissional e pessoal, preparando-os para serem profissionais qualificados, em um cenário econômico em constante mudança.
O Projeto contempla adolescentes e jovens de 14 a 21 anos para capacitação através de cursos ministrados por diversas empresas (Sebrae, Senac, Senai e outros. “Os jovens serão remunerados com salário de acordo com as horas de trabalho. Salário mínimo dividido por hora podendo trabalhar 4 horas por dia de segunda a sexta”, comenta o vereador.
Ainda segundo ele, a Prefeitura fica autorizada a reservar 5% das vagas do seu efetivo, mas só terá condições de permanecer nessas vagas quem tiver um bom rendimento escolar.
O projeto será encaminhado à prefeitura para sanção da prefeita Flávia Cysne (PSB).