A Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim suspendeu as sessões até o próximo dia 31. A medida faz parte do ato da Mesa Diretora, que determina as normas e procedimentos referentes à propagação do coronavírus, responsável pela pandemia Covid-19.
A partir da quarta-feira (18), foram suspensas as sessões ordinárias e solenes, além de reuniões de comissões, audiências e eventos abertos ao público. A Câmara passa a funcionar no expediente de 7h às 13h00, e o acesso ao prédio ficará restrito aos servidores de áreas administrativas.
Havendo urgência para a votação de alguma matéria, sessões extraordinárias poderão ser convocadas, e, neste caso, vereadores pertencentes ao grupo de risco terão a presença dispensada. Também foram dispensados até dia 31 os servidores do mesmo grupo, ou seja, aqueles acima de 60 anos, com problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, outras doenças graves e grávidas.
Desde a última semana, a presidência já havia disponibilizado dispositivos para uso do álcool gel e solicitado aos vereadores e servidores que tentassem reduzir o acesso do público aos gabinetes e áreas comuns do prédio.
“Estamos vendo a epidemia avançar muito rapidamente em todo o Brasil, e temos a obrigação de tentar reduzir seu alcance em nossa região. Ao contrário do que ocorreu em outros países, temos a chance de evitar, com medidas preventivas, que a tragédia entre nós seja tão devastadora”, afirma o presidente da Câmara, Alexon Soares Cipriano.