*ATUALIZAÇÃO: Na tarde desta segunda-feira (15), após polêmicas e desmentidos entre o presidente da Câmara de Cariacica, Lelo Couto (União), e o vereador Sérgio Camilo (União), a Casa decidiu, por 12 votos a 3, rejeitar a homenagem ao empresário Elon Musk.
A Câmara de Vereadores de Cariacica aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (10) uma homenagem ao empresário Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter).
A honraria destinada a Musk, uma moção de aplausos, foi proposta pelo vereador Sérgio Camilo (União).
Em sua justificativa para homenagear o empresário no Legislativo de Cariacica, Camilo alega que Musk tem “defendido com braveza e valentia” o direito à liberdade de expressão.
O parlamentar, neste caso, se refere ao embate entre o empresário e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Elon Musk, grande empresário, atualmente proprietário do X, antigo Twitter, foi incluído no inquérito das fake news que está sob relatoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (SF, Alexandre de Moraes, após defender a liberdade de expressão e fazer críticas as condutas adotadas pelo aludido ministro por violarem leis brasileiras”, diz Camilo no texto da moção.
Entenda o impasse entre empresário e ministro
Após ser atacado por Musk, Moraes incluiu o dono da plataforma X, antigo Twitter, no inquérito que investiga os supostos grupos criminosos que se articulariam na internet para promover ataques às eleições e às instituições brasileiras.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No último fim de semana, ele iniciou uma cruzada contra o Judiciário brasileiro personificado no ministro Moraes.
O também dono da Tesla, uma das principais fabricantes de veículos elétricos do mundo, acusa o magistrado de censurar a plataforma e repete o discurso de parte dos investigados pelo dia 8 de janeiro. De acordo com essa tese, o Brasil viveria uma onda de cerceamento da liberdade de expressão.
Aprovação questionada e versões diferentes para votação
A homenagem a Elon Muks gerou embate e desmentidos entre o presidente da Câmara de Cariacica, vereador Lelo Couto (União) e o autor da proposta.
O chefe do Legislativo, que não estava presente na sessão desta quarta-feira, afirmou, horas após a informação da homenagem a Musk ter se tornado pública, que moção não havia sido aprovada, mesmo constando da ordem do dia.
Camilo, por sua vez, sustenta que a moção foi aprovada, após ter sido votada em blocos, juntamente com outros temas correlatos.
O vereador alega que deixou o plenário minutos após a matéria ter sido aprovada e que, por isso, parte dos parlamentares considerou que ele havia deixado a sessão antes da votação, fazendo com que sua proposição saísse do bloco de matéria votadas e aprovadas nesta quarta.
O vereador Edson Nogueira (Podemos), que presidiu a sessão foi procurado pela reportagem do Folha Vitória para esclarecer o impasse envolvendo o projeto de Camilo. Ele não retornou as ligações e não respondeu as mensagens enviadas.
Na tramitação da proposta na Casa, consta seguinte informação: leitura e votação em plenário, com a data desta quarta-feira.
*Com informações da Agência Brasil