Política

Câmara de Vitória aprova voto de louvor a Donald Trump

Donald Trump foi parabenizado pela posse como presidente dos Estados Unidos; seis vereadores votaram contra a proposta

Câmara de Vitória aprova voto de louvor a Trump.
Foto: Reprodução/Montagem Folha Vitória

A Câmara Municipal de Vitória aprovou a proposta de voto de louvor a Donald Trump, pela posse como presidente dos Estados Unidos, na última segunda-feira (3). O político tomou posse em 20 de janeiro.

Dos 21 vereadores da capital, 11 votaram a favor, 3 se abstiveram (Aloísio Varejão, do PSB; Baiano do Salão, do Podemos; e João Flávio, do MDB) e 6 foram contrários à parabenização (Ana Paula Rocha, do Psol; Bruno Malias, do PSB; Karla Coser, do PT; Luiz Paulo Amorim, do PT; Pedro Trés, do PSB; e Professor Jocelino, do PT).

Leia também:
“Nem terminou o processo e já querem anistia”, diz Lula sobre investigados pelos atos de 8/1
Gandini assume vice-liderança do governo na Assembleia
Tribunal barra aumento de salários de Arnaldinho, vice e secretários

Voto de louvor a Donald Trump

O texto, de autoria de Armandinho Fontoura (PL), destina a Trump os “mais sinceros votos pela eleição como 47º Presidente dos EUA, maior democracia do mundo e morada dos valores civilizatórios e liberdades constitucionais que inspiram as nações modernas”.

Os vereadores também desejam que a “liberdade de expressão seja uma bússola e um valor
inegociável” do mandato do republicano, “assim como a defesa do Estado Democrático e Constitucional de Direito” no mundo todo, “como líder máximo dos países”.

Moção de aplausos para Elon Musk

Em abril do ano passado, a Câmara de Cariacica aprovou uma homenagem ao empresário Elon Musk, proprietário da rede social X.

A moção de aplausos foi justificada sob argumento de que o bilionário defendia “com braveza e valentia” o direito à liberdade de expressão.

À época, Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estavam em conflito devido às medidas do tribunal impostas à rede social e os consequentes ataques do bilionário à corte. 

Julia Camim Editora de Política
Editora de Política
Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico