A Câmara Municipal de Vitória aprovou a proposta de voto de louvor a Donald Trump, pela posse como presidente dos Estados Unidos, na última segunda-feira (3). O político tomou posse em 20 de janeiro.
Dos 21 vereadores da capital, 11 votaram a favor, 3 se abstiveram (Aloísio Varejão, do PSB; Baiano do Salão, do Podemos; e João Flávio, do MDB) e 6 foram contrários à parabenização (Ana Paula Rocha, do Psol; Bruno Malias, do PSB; Karla Coser, do PT; Luiz Paulo Amorim, do PT; Pedro Trés, do PSB; e Professor Jocelino, do PT).
Leia também:
> “Nem terminou o processo e já querem anistia”, diz Lula sobre investigados pelos atos de 8/1
> Gandini assume vice-liderança do governo na Assembleia
> Tribunal barra aumento de salários de Arnaldinho, vice e secretários
Voto de louvor a Donald Trump
O texto, de autoria de Armandinho Fontoura (PL), destina a Trump os “mais sinceros votos pela eleição como 47º Presidente dos EUA, maior democracia do mundo e morada dos valores civilizatórios e liberdades constitucionais que inspiram as nações modernas”.
Os vereadores também desejam que a “liberdade de expressão seja uma bússola e um valor
inegociável” do mandato do republicano, “assim como a defesa do Estado Democrático e Constitucional de Direito” no mundo todo, “como líder máximo dos países”.
Moção de aplausos para Elon Musk
Em abril do ano passado, a Câmara de Cariacica aprovou uma homenagem ao empresário Elon Musk, proprietário da rede social X.
A moção de aplausos foi justificada sob argumento de que o bilionário defendia “com braveza e valentia” o direito à liberdade de expressão.
À época, Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estavam em conflito devido às medidas do tribunal impostas à rede social e os consequentes ataques do bilionário à corte.