Política

Câmara de Vitória assina acordo de intercâmbio com chineses

O conceito de cidade-irmã visa criar relações protocolares econômicas e culturais entre cidades semelhantes para partilha de conhecimento, políticas empresariais e intercâmbio cultural

A assinatura foi realizada na última segunda-feira (08) Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Vitória (CMV) e o presidente do Congresso Municipal de Dalian (nordeste da China) assinaram um acordo de intercâmbio e cooperação entre o Comitê Permanente do Congresso Municipal de Dalian e a CMV nesta segunda-feira (08/12) pela manhã. O acordo fortalece os laços entre as duas cidades visando atividades turísticas, econômicas, culturais e tecnológicas conjuntas no futuro.

Os representantes da “Standing Committee of the Municipal Congress of Dalian”, vieram ao Brasil apenas para visitar a capital capixaba e fechar este acordo. À tarde os visitantes estiveram no Porto de Vitória e logo depois partiram.

Para o presidente da CMV, Fabrício Gandini (PPS), o acordo de colaboração beneficia diretamente as áreas de comércio e turismo porque Dalian e Vitória são “cidades-irmãs”.

 “É um acordo extremamente importante para realçar a vocação de comércio exterior de Vitória. Esta visita nos mostra como é importante investir nesta área e que a parceria com Dalian pode trazer muitos frutos”, acredita Gandini.

O conceito de cidade-irmã visa criar relações protocolares econômicas e culturais entre cidades semelhantes para partilha de conhecimento, políticas empresariais e intercâmbio cultural.

O presidente do Congresso Municipal de Dalian, Li Jingrui, elogiou a cidade de Vitória e suas belezas e afirmou que Dalian, assim como a capital capixaba “tem condições de crescer”. “Estamos procurando perceber quais são as áreas nas quais pode haver cooperação entre as cidades”, disse o presidente.

Ele ressaltou que a mineração é um setor econômico forte em Dalian, bem como o turismo. “Acreditamos que turisticamente temos um grande potencial em Dalian”, afirma. 

A comitiva veio composta por quatro representantes do “Standing Committee of the Municipal Congress of Dalian”: Li Jingrui (presidente), Zhong Weichen (diretor), Yu Yong (diretor) e Wang Lianshan (membro). Também estava presente o diretor do “Dalian Foreign Affairs Office” e  Zhang Jianwei Zhao Wei (intérprete).

Estiveram presentes os vereadores Sérgio Magalhaes (PSB), Namy Chequer (PC do B), Rogerinho Pinheiro (PHS) e Devanir Ferreira (PRB), além dos representantes da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Fábio Moraes; da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Camilo Ferreira, e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Manoel de Souza Pimenta Neto.