A Câmara Municipal de Vila Velha aprovou, na última quarta-feira (22), a criação do projeto de lei que implanta o sistema de incentivo ao uso de bicicletas. Denominado Bike Vila Velha, o sistema lembra o que já opera na capital capixaba.
O PL, De autoria do vereador Bruno Lorenzutti (PTN), prevê a criação de estações de bicicletas em diversos pontos da cidade, preferencialmente em locais próximos a ciclovias, ciclofaixas, terminais rodoviários, parques municipais, shoppings, órgãos públicos e outros locais de interesse.
“Nossa proposição autoriza a prefeitura a realizar parceria público privada (PPP’s) ou concessão pública para a implantação do sistema Bike Vila Velha, que deverá ser parte integrante do Plano Municipal de Mobilidade Urbana”, explica Bruno Lorenzutti.
Segundo o vereador, o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte visa à redução da utilização de automóveis e dos índices de emissão de poluentes no ar, além de ajudar na melhoria da saúde da população.
“Nosso projeto também visa o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria do sistema de mobilidade cicloviária, como a identificação e criação de novas rotas cicloviárias”, completa o autor do PL. O Bike Vila Velha agora segue para a sanção do prefeito Max Filho (PSDB).