O candidato à Presidência da Republica José Maria Eymael (PSDC) desembarcou no Aeroporto de Vitória, por volta das 12h40, desta sexta-feira (22). Ele chegou em voo comercial da Paraíba, onde cumpriu agenda, nesta quinta-feira (21).
Após coletiva de imprensa, o presidenciável seguiu para o município de Guarapari, onde vai almoçar com líderes do PSDC da cidade e do Sul do Estado.
Às 14h30, Eymael participará de uma reunião na Câmara de Vereadores de Guarapari. Às 16 horas, uma caminhada será realizada no Centro da cidade. Já às 17h30, o candidato tem uma agenda prevista em Vitória, mas os detalhes não foram divulgados. O retorno de Eymael a Congonhas, em São Paulo, está previsto para às 19h15.
José Maria Eymael disputa, pela quarta vez, a Presidência da República pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Ele concorreu ao cargo em 1998, 2006 e 2010. O candidato a vice na chapa de Eymael é o presidente da legenda em Roraima, Roberto Lopes. O PSDC não está coligado a nenhuma legenda.
Além de fundador do PSDC, José Maria Eymael é advogado, nasceu em Porto Alegre e tem 74 anos. Sua trajetória política começou na capital gaúcha, onde foi um dos líderes da Juventude Operária Católica. Em 1962, filiou-se ao Partido Democrata Cristão (PDC) e atuou como líder jovem do partido.
Em 1986, foi eleito deputado federal por São Paulo. Em 1990, conquistou o segundo mandato na Câmara dos Deputados. Como parlamentar federal, Eymael defendeu a manutenção da palavra Deus no preâmbulo da atual Constituição Federal durante a Assembleia Constituinte, considerado um marco em sua trajetória política.
O programa de governo do PSDC tem 27 diretrizes, em referência ao número da legenda. Entre elas, cumprir e fazer cumprir a Constituição, resgatar e proteger os valores éticos da família, simplificar a política tributária e reduzir a carga dos impostos.
Eymael destaca a intenção de desenvolver a política nacional de segurança, com a criação do Ministério de Segurança Pública. Ele também propõe a redução no número de pastas no governo federal, mas ressalta a necessidade de implementar o Ministério da Família.
O candidato também propõe um programa de saúde pública com foco na prevenção e defende a prática de um ensino inclusivo, que abarque as crianças e jovens portadores de necessidades especiais. Eymael ainda destaca a “obsessão pelo desenvolvimento” e uma política externa vinculada às grandes economias mundiais, que não seja meramente ideológica.
Visitas
Eymael é o quarto presidenciável a a visitar o Espírito Santo, após o início oficial da campanha eleitoral, no dia 06 de julho. Já estiveram no Estado, o candidato Aécio Neves (PSDB), e Mauro Iasi (PCB), e o então candidato Eduardo Campos (PSB). Antes da campanha, estiveram em terras capixabas a presidente Dilma Rousseff (PT), e Eduardo Jorge (PV).