O advogado capixaba Luiz Cláudio Silva Allemand toma posse nesta terça-feira (18) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na vaga deixada pela ex-conselheira Gisela Gondin. Logo na sessão em que assume, a pauta contém processos administrativos, procedimento de controle administrativo, sindicâncias e pareceres em anteprojetos, entre outros.
A sessão em que Allemand tomará posse é a 213ª e terá 181 itens na pauta. A sessão seguinte, marcada para o dia 25 terá a mesma pauta com os itens que não forem apreciados nesta terça-feira.
Um total de 57 itens estão sob vista regimental, 80 processos são remanescentes de sessões anteriores e 44 são novos pedidos.
A vaga do advogado capixaba representa a Ordem dos Advogados do Brasil. Antes de assumir a vaga, Luiz Cláudio Silva Allemand passou por sabatina em comissão do Senado.
Enquanto Allemand receberá boas-vindas, o conselheiro Gilberto Valente Martins se despede do colegiado, depois de cumprir dois mandados consecutivos, iniciado em agosto de 2011. Outros seis conselheiros também deixarão o CNJ: Ana Maria Amarante, Flavio Sirangelo, Saulo Bahia, Paulo Teixeira, Deborah Ciocci e Rubens Curado
Os substitutos dos sete conselheiros já foram indicados e, com exceção de Carlos Augusto de Barros Levenhagen, substituto da conselheira Ana Maria Amarante, e de Bruno Ronchetti de Castro, indicado para a vaga da conselheira Deborah Ciocci, todos os demais já foram sabatinados e aprovados pelo Senado Federal e aguardam a nomeação pela presidente Dilma Rousseff. São eles: Gustavo Tadeu Alkmin, Fernando Mattos, José Norberto Lopes Campelo, Carlos Eduardo Dias e Arnaldo Hossepian Lima Júnior