Os capixabas poderão contribuir para a elaboração do Orçamento 2017 a partir desta quarta-feira (8), quando o site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br) entrará no ar. O portal ficará disponível até o dia 7 de julho.
A página traz os desafios divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Justiça e Defesa Social; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Meio Ambiente e Agricultura; Turismo, Cultura e Esporte e Gestão Pública.
Neste ano, participantes das audiências poderão informar de que forma, individualmente, podem contribuir para a superação dos desafios apontados. Para tanto, após escolherem o tema, destacarem um desafio e enviarem sua sugestão de resolução, devem redigir um texto de até 200 caracteres informando sua forma de contribuição para a superação desse desafio.
A participação da população nas Audiências Públicas, para apontar e indicar soluções para os desafios que devem receber maior atenção do Governo do Estado, também será possível em cinco cidades que sediarão os encontros presenciais. São elas: Nova Venécia (dia 15), Colatina (16), Santa Maria de Jetibá (23), Cachoeiro de Itapemirim (24) e Cariacica (29).
O secretário de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, destaca a importância da participação da população nas audiências. “Neste momento grave da vida nacional, a colaboração da população é fundamental para que possamos superar as dificuldades que enfrentamos. Queremos colher opiniões, debater e acolher as sugestões dos cidadãos, diz.
O resultado das audiências públicas vai subsidiar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, um instrumento de planejamento de curto prazo, utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados e fixar os valores a serem gastos.