A cidade de Cariacica, terceiro maior colégio do Espírito Santo com 255,4 mil eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já tem cinco pré-candidatos confirmados à Prefeitura. O último nome lançado foi o do deputado estadual Sandro Locutor (PROS), na noite dessa quarta-feira (3). Entretanto, mesmo com o apoio de PV e PTC, o parlamentar pode recuar.
“Isso [a candidatura] não quer dizer que estaremos fechando porta para as conversas até o dia 14”, disse Sandro Locutor, que pode apoiar Marcelo Santos (PMDB) ou Juninho (PPS).
Marcelo Santos, inclusive, é o próximo a ser lançado no município. A convenção do PMDB está marcada para acontecer nesta quinta-feira (4), às 19h, na Câmara Municipal.
“Teremos possivelmente até 12 partidos nos apoiando”, revelou o deputado, que foi beneficiado pela diluição do blocão da ‘terceira via’ em Cariacica.
O grupo ficou dividido após o lançamento do nome da professora Célia Tavares (PT), que diz ter apoio integral do deputado federal Helder Salomão. Célia foi lançada na última quinta-feira (29) por uma frente formada por nove partidos, mas quatro deles (PSB, PROS, REDE e PSL) já se bandearam. “Todas as pesquisas mostram que a eleição está aberta e, portanto, que uma terceira via é viável e tem espaço”, disse a pré-candidata na ocasião.
Já o prefeito Juninho (PPS) foi lançado na convenção do PPS na última segunda-feira (1º), com o apoio de pelo menos oito partidos e alguns apoios independentes, como o dos senadores Rose de Freitas (PMDB) e Ricardo Ferraço (PSDB). “Vamos conversar com a cidade, debater pelo melhor para Cariacica, sem falar mal de nenhum adversário”, declarou.
Marcos Bruno foi lançado, mas aguarda avanço de conversas
O deputado estadual Marcos Bruno (Rede) foi apresentado na convenção da Rede em Cariacica como pré-candidato a prefeito. O evento teve, inclusive, a presença da porta-voz nacional do partido, Marina Silva.
Entretanto, segundo o parlamentar, a definição se dará até o próximo sábado (6). “A gente aguarda a consolidação de algumas alianças. Dependemos principalmente das proporcionais, para que nossas propostas consigam chegar ao eleitor”, declarou.