As negociações para apoios à candidatura do governador Renato Casagrande (PSB) à reeleição no Estado devem ficar aquecidas nos próximos dias já que o PSB disse que Casagrande anuncia até o próximo dia 15 a sua pré-candidatura ao Palácio Anchieta.
Nos bastidores, no entanto, há rumores de que a oficialização acontece na semana que vem. O anúncio antecipado pode ser uma resposta à conjuntura política que vem sendo desenhada com a pré-candidatura do ex-governador Paulo Hartung, apesar do presidente regional do PSB, Luiz Ciciliotti se esquivar.
“Não é isso, não teve antecipação. Ele (Casagrande) tinha avisado que faria o anúncio em maio, estamos dentro do processo. Existe uma candidatura colocada então ele avaliou que esse era o momento de por a sua candidatura”, disse Ciciliotti.
O partido ainda evita falar em uma data em que o anúncio ocorrerá. A expectativa é que representantes dos bloco de 12 partidos políticos nanicos que confirmaram apoio a Casagrande estejam presentes no anúncio.
“Em reunião ontem esse bloco de 12 partidos já manifestou a favor da candidatura do governador e colocaram o nome do Neucimar Fraga (PV) para o senado e o Namy Chequer (PCdoB)”, disse o secretário geral do partido Carlos Rafael.
Reuniões
Na semana que vem o PSB se reúne com PDT, com a participação de deputados de ambos os partidos para conversar sobre eleição. “Eu tive uma conversa ontem com o (Sérgio) Vidigal e decidimos que vamos nos reunir na semana que vem, só não temos uma data certa ainda. Vamos discutir toda a conjuntura”, disse Ciciliotti
Como o PSDB tem uma pré-candidatura própria com o nome de Guerino Balestrassi a conversa com os tucanos ainda está morna. “Eles tem uma pré-candidatura e respeitamos isso. Estamos tendo conversar pontuais para mais pra frente termos uma reunião mais ampla”.