Política

Casagrande: 'com política pública, é importante apoiar o mercado de cervejas artesanais'

Governador do Estado visitou exposição do ramo e se colocou à disposição para discutir a questão tributária, considerada alta pelos produtores

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, se comprometeu a buscar incentivos para produtores de cervejas artesanais do Espírito Santo. Ao todo, 27 empresas são registradas no ramo, ligadas à Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Ele visitou, no fim da tarde desta sexta-feira (16), a Expo Brew, evento de cervejas artesanais realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra.

“Cabe ao governo incentivar, financiar, criar um ambiente adequado, até mesmo na questão tributária, para que as pessoas possam produzir e crescer nesse mercado, gerando oportunidades para as pessoas. Estamos à disposição, colocando o governo à disposição de vocês para incentivar, criar um ambiente melhor”, afirmou.

“As pessoas estão empreendendo, isso é bom. O mercado de cervejas é de qualidade, um mercado que está crescendo, mas ainda é um percentual pequeno. Tem um espaço grande no mercado”, completou o governador.

Esta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), mostrando que a taxa de desocupação no Espírito Santo teve queda e agora é de 10,2%. Para Casagrande, o mercado de cervejas artesanais pode ser uma boa alternativa para quem faz parte desse dado.

“O pequeno e médio negócio é sempre uma grande alternativa. No segundo trimestre, o Espírito Santo gerou 69 mil empregos. Então, nós estamos incentivando atividades ligadas à agricultura, ao pequeno e médio negócio. Apoiamos também o grande empreendimento, mas o pequeno negócio, que tem iniciativa de empreendedor, esse gera uma quantidade de oportunidade maior. Com política pública, é importante apoiar esse tipo de empreendimento como o de cervejas artesanais”, destacou o governador.