Política

Casagrande é reeleito presidente do Consórcio Brasil Verde

A assembleia contou com a participação dos governadores e secretários de Meio Ambiente dos estados membros. O mandato tem duração de dois anos

Casagrande foi reeleito em assembleia online

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES
Casagrande foi reeleito em assembleia online Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), foi reeleito para o segundo mandato do Consórcio Brasil Verde. O anúncio foi feito durante assembleia realizada nesta quarta-feira (12).

A assembleia contou com a participação dos governadores e secretários de Meio Ambiente dos estados membros. O mandato tem duração de dois anos.

LEIA TAMBÉM:

>> Férias-prêmio: veja as novas regras que vão afetar 30 mil servidores do ES

>> TSE nega recurso de Audifax e mantém multa por propaganda contra Vidigal

>> Escorpiões infestam arquivos de Fórum no ES e TJ contrata serviço urgente

O grupo é formado por 21 estados brasileiros signatários, sendo que 11 deles já ratificaram o Protocolo de Intenções por meio de leis aprovadas em suas respectivas Assembleias Legislativas – incluindo o Espírito Santo.

Ao ser reeleito, Casagrande enfatizou a importância da participação do Consórcio na  Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecem em Belém do Pará, entre 10 e 21 de novembro.

Esses últimos dois anos foram de entendimento da parte burocrática do Consórcio Brasil Verde. Agora temos um momento importante com a realização da COP30. Esperamos ter um stand do nosso Consórcio durante o evento. Estamos discutindo isso com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para que possam apresentar nossas ações de forma mais adequada, disse.

Ainda sobre o tema, Casagrande falou sobre o cenário global de discussões sobre o clima, especialmente sobre mudanças climáticas.

“Estamos em um ano polêmico com a mudança no governo dos Estados Unidos. Se por um lado a interlocução com o novo governo, temos a oportunidade de nos aproximar com os estados americanos que não concordam com a posição de afastamento dos Estados Unidos da pauta climática. Vamos trabalhar juntos e agregar cada vez mais federações para que possamos organizar os Programas de Mudanças Climáticas em todos os Estados”, afirmou.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.