O governador Renato Casagrande (PSB) indicou o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) para assumir a função de líder do governo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta sexta-feira (24).
A informação, antecipada pela coluna De Olho no Poder do Folha Vitória, foi divulgada pelo próprio chefe do Executivo estadual via redes sociais.
“Enviei à Assembleia Legislativa a indicação do deputado Vandinho Leite para assumir a função de líder do Governo”, escreveu Casagrande ao compartilhar uma foto ao lado do parlamentar e do chefe da Casa Civil do Estado, Júnior Abreu.
Convite aceito
Nas redes sociais, horas após a indicação de seu nome, Vandinho se pronunciou. “É com muita honra e responsabilidade que aceitei o convite feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para ser o líder do governo na Assembleia Legislativa”, escreveu.
O tucano também afirmou que vai trabalhar pelo desenvolvimento do Estado a partir da articulação com os demais parlamentares da Casa, “para que as pautas de interesse da população avancem”.
Vandinho como líder: articulação para reeleição
A escolha de Vandinho para assumir a função, até então exercida pelo deputado Dary Pagung (PSB), é resultado da articulação de Casagrande para reeleger o presidente do Legislativo Estadual, Marcelo Santos (União), para o cargo.
Em troca, o partido do presidente da Ales, o União Brasil, garantiu apoio ao projeto do governador – e do vice, Ricardo Ferraço (MDB) – para as eleições de 2026.
Nos bastidores, o tucano também disputava a presidência da Ales e, para ser “recompensado”, foi escolhido para ser o novo líder do governo na Casa.