Política

Casagrande mantém secretários de Cultura e de Mobilidade

Fabrício Noronha e Fábio Damasceno continuam, respectivamente, nas chefias das pastas de Cultura (Secult) e de Mobilidade e Infraestrutura Urbana (Semobi)

Foto: Reprodução

Os atuais secretários estaduais de Cultura (esq.), Fabrício Noronha, e de Mobilidade, Fábio Damasceno, seguirão nas chefias das pastas no terceiro mandato de Casagrande, que começa em 2023 

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou os nomes dos secretários estaduais de Cultura (Secult) e de Mobilidade e Infraestrutura Urbana (Semobi). Para o novo e terceiro mandato que começa em 2023 serão os mesmos atualmente nos postos: respectivamente, Fabrício Noronha e Fábio Damasceno.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A informação foi dada após cerimônia de diplomação na tarde desta segunda-feira (19), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), em Vitória. O diploma é expedido pela Justiça Eleitoral para atestar a vitória nas urnas e tornar os candidatos eleitos aptos para tomar posse em 2023.

Ele também anunciou o coronel Alexandre Ramalho como futuro titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). 

Perfis dos secretários

Fabricio Noronha é secretário da Cultura do Espírito Santo desde o início da atual gestão de Casagrande em 2018 e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. 

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de artista e produtor cultural, desenvolveu, ao longo dos últimos 10 anos, projetos e produtos em todo o território nacional, na área de tecnologia, educação e cultura – dialogando com coletivos de arte, artistas, pesquisadores, institutos culturais e universidades.

Já Fábio Damasceno, atual secretário de Mobilidade e Infraestrutura, nasceu em São Paulo e é bacharel em Engenharia Civil, com especialização em transportes pela Faculdade de Engenharia Industrial São Bernardo do Campo (FEI). Cursou mestrado em transportes. 

Atua na área de transportes desde 1996. Foi diretor de Transportes do DER (ES) e secretário municipal de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória. Na primeira gestão Casagrande, também comandou a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas, entre 2011 e 2014. 

Em 2015, assumiu o cargo de secretário adjunto de Mobilidade do governo de Brasília e, em 2016 assumiu o cargo de secretário de Mobilidade do Distrito Federal. Desde 2019, é responsável pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo e atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.