Política

Casagrande pede participação da população, estados e municípios para cumprir metas da COP-26

O governador do Espírito Santo, que também é presidente do consórcio Brasil Verde, frisou a importância da participação de todos nas ações que buscam a redução na emissão de carbono

Foto: Divulgação / Governo

Durante participação na 26º Conferência do Clima (COP-26), em Glasgow, na Escócia, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância das ações dos governos estaduais, municípios e da sociedade civil para cumprir as metas de zerar a emissão de carbono no mundo até 2050.

No evento, Casagrande se reuniu com governadores e prefeitos de diversos países para debater o que cada um tem feito em suas regiões para avançar no desenvolvimento sustentável. 

“Nós apresentamos o que estamos fazendo no Espírito Santo. O programa Reflorestar, o programa de renovação de energia renovável, obras de adaptação, investimentos em saneamento e todo o trabalho que temos feitos na busca pela sustentabilidade”, disse.

Casagrande, que também é presidente do consórcio Brasil Verde, frisou a necessidade da participação do governo federal, estados, municípios e da sociedade de maneira geral nas ações que buscam a redução na emissão de gases que provocam o aquecimento global, como o carbono.

“Nós podemos ser mais audaciosos do que estamos sendo. Se o Brasil conseguir zerar o desmatamento ilegal até 2030, que com certeza, se tiver decisão política, consegue. E não é só decisão politica do governo federal, mas também dos governadores, dos prefeitos, dos deputados, da sociedade brasileira. Se a gente conseguir zerar o desmatamento, isso permitirá que o Brasil reduza até 2030 mais de 60% das suas emissões”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Na COP-26, Casagrande afirma querer zerar desmatamento ilegal no Brasil

O consórcio reúne outros governadores e tem como objetivo implementar ações conjuntas de combate às mudanças climáticas e também captar recursos para financiar projetos ambientais de cada região do Brasil.

“Coloquei no debate o consórcio Brasil Verde, que é a colisão dos governadores pelo clima. Coloquei o nosso papel, que é para dentro dos nossos estados para que a gente tenha credibilidade para discutir para fora, e também nossa função de ajudar o Brasil a alcançar suas metas”, disse.

A viagem de Casagrande foi antecipada pelo Jornal On line Folha Vitória pela jornalista Fabiana Tostes, responsável pela Coluna de Olho no Poder. Durante a reunião do Fórum dos Governadores, que contou com a representação de 17 estados e do Distrito Federal, na última quinta-feira (14), o governador Renato Casagrande (PSB) foi eleito para presidir o Consórcio Brasil Verde, que visa empreender ações conjuntas de combate às mudanças climáticas e também captar recursos para financiar projetos ambientais de cada região.

Leia também:

>> COP-26: Casagrande e outros nove governadores estão na Escócia para discutirem questões ambientais do Brasil

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.