Na manhã desta quarta-feira (25), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e outros governadores do Sudeste, tiveram uma reunião por videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro.
No encontro foram discutidas questões para o enfrentamento do Novo Coronavírus, em relação a setores da saúde e da economia. Casagrande pediu a união dos governadores e destacou a importância do apoio do governo federal no combate a doença.
“Temos seguido a Organização Mundial da Saúde (OMS) e na hora que o presidente opina e tira o valor da pandemia, causa confusão e dúvida nas pessoas, dificultando nossa ação. É muito bom que a gente possa ter essa reunião para que o Governo Federal assuma a responsabilidade e, juntos, diminuamos o impacto social, econômico e na saúde”, afirmou Casagrande.
O governador do Espírito Santo pontuou ainda o trabalho desenvolvido no estado, com a distribuição de vacinas contra a influenza e a compra de teste rápidos para o diagnostico da doença. “Estamos trabalhado em conjunto com o Ministério da Saúde, que tem seguido as orientações da OMS e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para garantir o transporte de carga para que não se interrompa o abastecimento das cidades”, acrescentou.
Ele também falou sobre a responsabilidade dos governantes ao lidar com a situação provocada pelo Novo Coronavírus, que já atingiu país da Ásia, Europa e tem se espalhado no Brasil. “Por questão de responsabilidade, as decisões que temos tomado são na direção para que possamos conter a proliferação do vírus, que possamos achatar a curva e que o sistema de saúde possa dar conta”, explicou.
O governador colocou o Estado à disposição para trabalhar em um ambiente de cooperação com outros estados do país. A postura de Casagrande foi bme recebida pelos governadores João Doria, de São Paulo, Romeu Sema, de Minas Gerais, e Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, que também participaram de reunião por videoconferência.