Começou a corrida eleitoral no Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES). Cinco candidatos se inscreveram para a composição da lista tríplice: o atual procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, é mais uma vez candidato e pode ser reconduzido ao cargo. Se vencer, vai para o quarto mandato. Concorrem com ele os promotores Marcello Souza Queiroz, Luciano da Costa Barreto, Luciana Gomes Ferreira de Andrade e Adélcion Caliman.
A eleição para a formação da lista tríplice para escolha do novo procurador-geral de Justiça do MP-ES será no dia 20 de março deste ano, das 9h às 17 horas. Os procuradores e promotores de Justiça vão votar por meio do sistema informatizado de voto à distância.
A escolha do novo procurador é do governador do Estado, Renato Casagrande. Ele vai avaliar entre os três nomes mais votados. O edital para formação da lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça foi publicado no Diário Oficial do MP-ES do dia 20 de janeiro. De acordo com o edital, o procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Souza presidirá a Comissão Eleitoral, que terá como membros os procuradores de Justiça Valdeci de Lourdes Pinto Vasconcelos e Adonias Zam. A posse do procurador-geral de Justiça para o biênio 2020/2022 será em 4 de maio.