O vereador Ênis Soares (PRB), atual presidente da Câmara de Vereadores de Guarapari, entrou com uma Interpelação Judicial contra o vereador da Casa, Dito Xaréu (SD) solicitando explicações a respeito da citação do nome durante uma conversa vazada em áudios que vieram a público.
O áudio em questão, de suposta autoria do vereador Dito Xaréu, tem o contexto de uma conversa entre o vereador e donos de casas de festa no município. Durante essa conversa, o parlamentar teria pedido dinheiro para garantir alteração da Lei Municipal de Eventos, onde beneficiaria os donos das casas de shows. Nesta suposta negociação, o presidente Ênis é citado como aliado ao acordo para a votação da Lei mediante valores recebidos.
Após o vazamento destes áudios, o presidente da Câmara decidiu entrar com uma ação de Interpelação Judicial requerendo que o vereador preste esclarecimentos em juízo, deixando claro o motivo pelo qual citou o nome do parlamentar. E, caso tenha ocorrido algum engano, se retratar.
De acordo com informações da assessoria de Ênis Soares, se o vereador Dito não apresentar provas sobre o que foi falado no áudio ou se retratar publicamente pelo uso do nome do parlamentar na conversa, o presidente da Casa de Leis entrará com uma ação por calúnia contra o vereador, por ter feito acusações sem provas.
A assessoria também informou que o vereador Dito Xaréu ainda não recebeu a intimação da ação e que o prazo para este recebimento depende do tempo da justiça.