No cargo de diretora de produção do Diário Oficial do Estado (DIO) desde dezembro, Lúcia Dornellas (PT) deve se candidatar novamente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A petista de Cariacica tem se movimentado internamente e nos últimos dias visitou bairros como Nova Rosa da Penha e Morada de Campo Grande, a fim de manter proximidade com as lideranças. “Sempre tive militância partidária no movimento popular desde muito jovem”, garante Dornellas. A também ex-deputada estadual diz o porquê de não ter brigado por uma candidatura à Prefeitura de Cariacica nas últimas eleições. “Está muito difícil ser prefeita no Brasil. A situação financeira está complicada”, afirma.
Lembrete
Em 2012, quando concorreu à Prefeitura de Cariacica, Dornellas quase deixou Marcelo Santos (PMDB) de fora da disputa no segundo turno. À época, ela teve 41,5 mil votos, contra 43 mil do peemedebista. Juninho, no primeiro turno, teve o dobro: 82.830 votos. Um dos motivos do bom desempenho de Lúcia nessa época era o apoio direto do então prefeito Helder Salomão (PT).
Presidente
O atual presidente do PT, Genivaldo Lievori, também já colocou seu nome à disposição do partido. “Só não sou candidato a presidente, porque presidente é o Lula”, brinca Lievori, que aguarda decisão do governador Paulo Hartung (PMDB) para que João Coser (PT) retome a presidência da sigla no Estado.
Esportes
Indicação de Amaro Neto (SD), Max da Mata (PDT) está mesmo com os pés na Secretaria de Esportes e Lazer. A expectativa é que o nome do pedetista seja anunciado nos próximos dias, uma vez que o governo aguardava o término da eleição da Mesa Diretora da Ales para mexer na equipe.
Bola da vez
A propósito, caberá a Amaro coordenar as articulações em torno da nova composição dos 16 colegiados permanentes da Ales, como Educação, Finanças, Saúde e Saneamento e Turismo e Desporto. Conversas de corredor dão conta de que Finanças continuará com Dary Pagung (PRP), Justiça vai para Gildevan Fernandes (PMDB) e Segurança para Gilsinho Lopes (PR).
Start
O PSC se reúne na próxima semana com as executivas dos municípios da Grande Vitória para começar as articulações visando as eleições de 2018. No último pleito, o partido garantiu seis vereadores na região.