Foto: Fred Loureiro/Secom-ES
Uma cerimônia emocionante marcou a inauguração do novo Pronto Socorro do Hospital Infantil de Vitória, nessa sexta-feira (06). Uma foto da médica Milena Gottardi, assassinada no dia 14 de setembro, vítima de crime encomendado pelo ex-marido, foi colocada no palco. O governador Paulo Hartung (PMDB) destacou a importância de mudanças na criação de meninos. “Nós precisamos mudar o comportamento dos homens capixabas em relação às mulheres. Isso precisa começar dentro de casa, senão, não vai funcionar”, disse o governador. Hartung falou ainda sobre as vítimas de violência que permanecem caladas, por anos, sob terror. “A mulher também não pode ficar passiva à violência. Tem que denunciar”, destacou.
Agradecimentos e emoção
A inauguração do novo Pronto-Socorro do Hospital Infantil de Vitória atraiu diversas lideranças políticas, como o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, que encerrou seu discurso, debaixo de forte emoção. Os novos 105 leitos vão funcionar no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira e os atendimentos começarão na próxima segunda-feira (09). Paulo Hartung ainda aproveitou para agradecer aos detentos do sistema prisional capixaba, que ficaram responsáveis pelas instalações elétricas e hidráulicas, além de parte da pintura artística do local.
Vandinho encontra ministro
O senador Ricardo Ferraço (PSDB) mediou um encontro do secretário estadual Vandinho Leite e da diretora Solange, do CEET Vasco Coutinho com o ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho, na última quinta-feira (05), em Brasília. Na ocasião foi apresentado o Programa OportunidadES de qualificação profissional. Segundo Ferraço, essa é uma boa experiência capixaba que dá oportunidade milhares de pessoas todos os ano nas mais diversas áreas. “Estamos confiantes em uma possível parceria com o governo federal”, disse o tucano.
Pelos micro e pequenos
Nessa semana, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o novo refinanciamento para empresas com dívidas tributárias. Pelo texto do Governo Federal, havia um privilégio concedido apenas às grandes empresas. O deputado Foletto (PSB) defendeu que o mesmo benefício fosse concedido também às micro e pequenas empresas por meio de uma emenda ao projeto do Executivo. “As empresas poderão usar prejuízo fiscal e base negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para pagar os débitos”, destacou Foletto.
Marcelo Santos em Córdoba
O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) está em Córdoba, na Argentina, onde participa da “La Cumbre Economia Verde’’, evento que promove o encontro das mais importantes lideranças mundiais ligadas à ciência, economia e desenvolvimento sustentável, como, por exemplo, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2009, e Eric Maskin, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2007. “Uma agenda bem positiva, pois trata de um tema que está em discussão no mundo todo. Apenas 350 pessoas foram convidadas para o evento com Barack Obama. Sinto-me honrado em representar meu Estado e a Assembleia Legislativa”, disse Marcelo Santos.
Consórcio Público de Medicamentos
A Prefeitura de Viana reuniu, nessa semana, no Teatro Municipal, 34 municípios para conhecer um modelo eficaz e eficiente de compra de medicamentos, o do Consórcio Público de Medicamentos do Paraná. O palestrante foi Carlos Setti, secretário executivo do consórcio. Estiveram presentes, além de vereadores de Viana, os deputados estaduais Da Vitória (PDT) e Gilsinho Lopes (PR), além do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira. O evento teve o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Câmara das homenagens
A Coluna não pode deixar de comentar o quanto a Câmara da Serra gosta de realizar sessões especiais para prestar homenagens, conceder honrarias, e afins. Mais que isso, o detalhe é que essas sessões têm destaque no site do Legislativo Municipal Serrano, ficando difícil localizar resultados de sessões ordinárias deliberativas. Menos oba oba e mais trabalho, é o que pede a população.
Diretores de Ifes em Brasília
A senadora Rose de Freitas recebeu, em Brasília, diretores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Aracruz. Eles apresentaram demandas para a aquisição de novos equipamentos e custeio das unidades. O deputado Evair de Mello (PV) também participou do encontro. Entre os pedidos dos diretores estão computadores e até um elevador para garantir acessibilidade na unidade.
Viagem produtiva
Quem também esteve em Brasília, nessa semana, foi o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB). Num dia bem corrido, segundo o próprio prefeito, ele conseguiu matar vários coelhos com uma única viagem. Teve uma reunião com o ministro Mendonça Filho, para por um fim ao impasse sobre a definição jurídica do curso de medicina para o município que comanda. Além disso, Coelho passou na Câmara dos Deputados para apresentar vários projetos elaborados pelas secretarias municipais de Cultura, Esportes e Desenvolvimento Urbano.