Destrava, Brasil
Um exemplo de como não só a burocracia, mas também a falta de compromisso com os contratos assinados afetam o desenvolvimento do país. Uma creche em tempo integral em Nova Venécia está sendo construída graças a investimentos diretos da União, no valor de R$ 1,8 milhão, vindos do Ministério da Educação, que também elaborou o projeto técnico – portanto, de forma bem menos burocrática do que usualmente se vê nas Terras de Vera Cruz.
Destrava, Brasil II
Eis que a empresa construtora simplesmente pediu o cancelamento do contrato, e a obra, com mais da metade já pronta, teve de ser paralisada. Como ela tinha sido a única a disputar a licitação, não há 2ª colocada para tocar os trabalhos, e – adivinhem? – a Prefeitura tem que começar o processo de licitação do zero para contratar nova empresa.
Destravou
Ao menos a Febraban nos traz uma boa nova no rumo da desburocratização. A Federação Brasileira dos Bancos divulga neste sábado o lançamento de uma ferramenta de dados, chamada Nova Plataforma de Cobrança, por meio da qual é possível pagar boletos vencidos em qualquer instituição bancária, independente de ser a mesma onde o boleto foi emitido.
Enverga, mas não quebra
Diante do apelo popular para que a Câmara de Vereadores de Vila Velha não crie obstáculos em torno da liberação de empréstimo internacional pela Prefeitura, o presidente do legislativo, Ivan Carlini (DEM) fez um recuo estratégico e garantiu que até o final deste mês colocará o projeto em votação. Esperto, quando viu que colocar o pé na porta seria um tiro no pé, buscou capitalizar para si a decisão, anunciada em reunião com as 13 lideranças comunitárias dos bairros que serão beneficiados com diversas obras de infraestrutura com os recursos do empréstimo.