Majeski em sintonia com projeto do Governo para a Educação

Estilo

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) é conhecido por não “dourar a pílula” na hora de emitir suas opiniões. O estilo “super sincero” que o caracteriza acabou deixando o parlamentar meio de escanteio na Assembleia, conhecida pelo corporativismo. Mas ele não parece se importar com isso.

Sem fogo amigo

Depois de ter protagonizado algumas “saias justas” no Governo do Estado, administrado pelo correligionário, Renato Casagrande, Majeski parece ter acertado os ponteiros com relação à estratégia política de Casagrande para a Educação em Tempo Integral.

Escola Viva

É que Majeski propôs que o Estado priorize a implantação das unidades do Escola Viva – projeto público de ensino integral – em “regiões que apresentem altos índices de vulnerabilidade social, preferencialmente nas áreas de atuação do Programa Estado Presente”.

Afinação

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 35/2019, que trata do tema, casa com o desejo já expresso pelo próprio Casagrande, de ampliar a oferta de oportunidades aos jovens das áreas com maior risco social. A própria secretaria estadual de Economia e Planejamento (SEP) já definiu como áreas prioritárias para o Escola Viva – nos dez maiores municípios capixabas – aquelas que, nos últimos quatro anos, foram responsáveis por 72% dos homicídios registrados no Espírito Santo.

Novo

O partido NOVO, que empunha a bandeira da chamada “nova política”, vai ter candidatura a prefeito em Vitória e Vila Velha nas eleições do ano que vem, com candidatos também às respectivas Câmaras Municipais. O jeito de fazer política sem usar o fundo partidário traz dificuldades, mas o NOVO segue apostando na força do voluntariado para fazer a diferença.

Custo Brasil

O vereador de Vitória, Mazinho dos Anjos (PSD), denuncia o abandono da obra de drenagem no Mercado da Vila Rubim, no Centro, por parte da empresa contratada para realizar o serviço. Orçada em R$ 252 mil, a obra começou em abril e tinha término previsto para 19 de julho, mas acabou paralisada na última quinta (1). “Enquanto isso, o comércio local sofre, porque o mau cheiro e a bagunça espantam qualquer um”, diz o vereador.

Carro de Boi

O Ministério Público Federal (MPF/ES) revogou, na última sexta (2), as prisões preventivas dos investigados na Operação Carro de Boi. A operação foi realizada no dia 7 de maio, e investigou suposto esquema irregular de contratos para serviços de UTI e hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí, no sul do ES.

Soltos

Receberam alvará de soltura o empresário Carlos Alberto de Almeida Proveti, o vereador Valmir Santiago, o ex-provedor da Santa Casa de Guaçuí, José Areal Prado Filho, o supervisor Denis Vaz da Silva Ferreira, e os médicos Daniel Sabatini Teodoro, Eduardo José de Oliveira Almeida, Hélio José de Campos Ferraz Filho e Victor Oliveira Almeida.

Foto da coluna: Tati Beling/Ales.