A presidente do PT no Espírito Santo, Jackeline Rocha, confirmou à coluna que é pré-candidata à Prefeitura de Vitória. No histórico recente, Jackeline tem duas eleições: para o governo do Estado, em 2018, e para o comando do partido, no ano seguinte. Na primeira, levou 140 mil votos e ganhou bagagem e visibilidade. Na segunda, saiu vitoriosa e com uma missão bem desafiadora: organizar o partido para as eleições de 2020 e 2022.
Representatividade
A maior parte da vida política de Jackeline, pelo menos até 2018, foi nos bastidores, como ela mesma reforça – principalmente pra quem não a conhecia. “Eu já fazia parte do Diretório Nacional do PT, além de movimentos de juventude e de mulheres. Não foi uma disputa só para marcar posição. Nós, mulheres, sempre estivemos em um lugar muito difícil na política. Não podemos ver a política sem a representação do público feminino.”
Eleições municipais
Com as eleições batendo à porta, o PT definiu pré-candidaturas para vários municípios da Grande Vitória e do interior. “Vamos buscar retomar o espaço que já tivemos e fazer um reencontro com a nossa base”, explicou Jackeline. Na região metropolitana, aparecem nomes como Helder Salomão, para Cariacica; vereador Aécio Leite, para a Serra; ex-deputado estadual José Carlos Nunes, para Vila Velha; vereador Fábio Dias, para Viana; e presidente do PT no Estado, Jackeline Rocha, para Vitória. No interior, há definições como Carlos Castiglione, em Cachoeiro de Itapemirim e Genivaldo Lievore, em Colatina.
Desafio
Hoje o PT conta com 28 vereadores e quatro vice-prefeitos. Um cenário bem diferente dos tempos áureos do partido (em 2008, chegou a ter quase 80 vereadores). O único prefeito da sigla era Alencar Marim, de Barra de São Francisco, que está em processo de desfiliação. A meta do partido é batalhar para emplacar, pelo menos, um vereador por município.
Reunião
Deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha, Hudson Leal participou de reunião, nesta sexta-feira, com o deputado federal Amaro Neto e o presidente do Republicanos no Estado, Roberto Carneiro. Em pauta, os rumos para as eleições municipais.
Carnaval
O Carnaval de Vitória já esta chegando! Os desfiles no Sambão do Povo estão marcados para os dias 13,14 e 15. O deputado estadual Capitão Assumção defende em projeto de lei a extinção de plumas e penas das alegorias e fantasias utilizadas. Segundo ele, a retirada dessas penas ocorre de forma cruel. Dificilmente o projeto será colocado em pauta nos primeiros dias de trabalho dos deputados pós-recesso, ou seja, antes do desfile.