O primeiro programa de TV dos candidatos ao governo do Estado e ao Senado foi ao ar na tarde desta sexta-feira (26) e contou com palavras de fé, testemunhos de cura, muitas mulheres participando e clipes com o jingle da campanha.
Os candidatos ao Senado vieram primeiro. Magno Malta (PL) foi o primeiro a aparecer na telinha e já começou reclamando do tempo curto: “O tempo é o meu inimigo”, chamando os eleitores para as redes sociais e repetindo, diversas vezes, o número de urna.
Logo em seguida, foi a vez de Erick Musso (Republicanos) que começou com um narrador citando que o Estado já teve diversos senadores apadrinhados por governadores ou em busca “dos próprios interesses”. Apresentou-se como o senador que vai resolver os problemas do povo.
Já a senadora Rose de Freitas (MDB), dona do maior tempo de TV, começou com um jingle ao estilo moda sertaneja apresentando imagens de obras que teriam sido realizadas por intermédio da articulação da senadora, que é a atual dona da cadeira. Uma das imagens retratou o aeroporto.
Uma inserção da Justiça Eleitoral, sobre o título eleitoral e a juventude, dividiu o programa dos candidatos ao Senado com o dos candidatos à Assembleia, que também se apresentaram ao hoje, e os candidatos ao governo.
Já nas propagandas dos candidatos ao Palácio Anchieta, quem iniciou foi Manato (PL), com um clipe do seu jingle, cantado por diversas pessoas (principalmente mulheres) em vários pontos do Estado, com uma mensagem que quer governar para todos. Manato aparece no final chamando para o programa eleitoral da noite, em que ele promete dizer porque quer ser governador do Estado.
A propaganda de Casagrande (PSB) veio logo em seguida e começou contando sua história de vida, com a família e citando valores cristãos associados a imagens dele numa igreja. Muitas mulheres foram entrevistadas: alunas atendidas pelo QualificarES, jovens do Centro de Referência da Juventude (CRJ) e terminou com um clipe e a mensagem também de que trabalha para todos: os que votam e os que não votam nele.
O programa de Guerino (PSD) teve um narrador no papel de voz do Espírito Santo e várias imagens de pessoas, de vários pontos do Estado, com a mensagem de “chegou a nossa hora” e que o destino do Espírito Santo “é ser grande”. Muito limitado pelo tempo, Guerino falou pouco.
Aridelmo (Novo) abriu seu programa falando sobre os dados da pobreza no Estado. Prometendo vaga em creche em tempo integral e alimentação para todas as crianças. Também teve limitação com o tempo curto de exposição.
Audifax encerrou o primeiro programa eleitoral na TV contando seu “testemunho de cura” ao vencer os 21 dias internado numa UTI, com pneumonia, durante a campanha a prefeito de 2016. Citou a criminalidade e a segurança pública no Estado, sua experiência e disse que vai fazer melhor.
A propaganda eleitoral na TV ocorre duas vezes por dia – a próxima será às 20h30 desta sexta-feira – e vai até o dia 29 de setembro.