O senador Fabiano Contarato (PT) rompeu o silêncio e, numa nota encaminhada à imprensa na tarde desta segunda-feira (26), pediu votos para a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). É a primeira vez que o senador declara apoio ao governador desde que o PT decidiu coligar com o PSB e sua pré-candidatura ao governo foi rifada em prol de Casagrande.
“Declaro meu voto em Casagrande para o governo, na absoluta certeza de que o Estado terá um gestor comprometido com a geração de emprego, a saúde, os direitos humanos, a educação, a atenção aos mais pobres e aos que passam fome neste país desgovernado por Bolsonaro”, disse o senador.
Logo após ter sido retirado da disputa, Contarato se recolheu e não deu certeza se iria apoiar ou não Casagrande. As principais barreiras tinham a ver com a questão programática e ideológica, mas, nos bastidores, também somava uma mágoa por ter sido impedido de disputar.
Em julho, quando teve de recuar em sua candidatura, Contarato fez um pronunciamento emocionado e disse que respeitava a hierarquia. Embora boa parte dos membros do PT capixaba fosse a favor da candidatura própria, a disputa no Espírito Santo entrou no bolo na hora de dividir quem, entre PT e PSB, disputaria a majoritária e onde. A cúpula dos partidos PT e PSB decidiu que Casagrande teria a prioridade na disputa.
Veja a nota do senador na íntegra:
“Meus amigos, minhas amigas do nosso querido Estado do Espírito Santo, mais do que nunca a gente precisa de união para virar a página de um momento político tão terrível no Brasil. E o exercício da política é essencial para isso, porque o valor da democracia e do voto é inegociável.
Num grande entendimento nacional e aqui no Estado, o Partido dos Trabalhadores, meu partido, decidiu apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande. Tudo dentro de um processo transparente, conversado e colocando nossas afinidades programáticas em primeiro plano. O governador Casagrande e eu sempre tivemos uma relação de profundo respeito, e é nessa sintonia que estamos hoje no mesmo palanque do presidente Lula e da reeleição do nosso governador.
Declaro meu voto em Casagrande para o governo, na absoluta certeza de que o Estado terá um gestor comprometido com a geração de emprego, a saúde, os direitos humanos, a educação, a atenção aos mais pobres e aos que passam fome neste país desgovernado por Bolsonaro.
Vamos juntos pelo Brasil, vamos juntos com Lula e com Casagrande! No dia 2, é 13 para presidente e 40 para governador!”
Senador Fabiano Contarato (PT-ES)