Em reunião mais cedo com o governador Renato Casagrande (PSB) para tratar de espaços no governo, lideranças do PDT pediram a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e indicaram o nome do deputado estadual Alexandre Quintino (PDT) para ocupá-la.
Há apenas duas secretarias ainda sem indicações – a Secti e a pasta de Turismo – e o PDT é um dos últimos grandes partidos, da base aliada, que ainda não foi contemplado nos anúncios do governador para o primeiro escalão.
O pedido pela Secti foi confirmado pelo presidente do PDT capixaba, Weverson Meireles. “Tivemos a reunião com o governador e levamos como poderemos contribuir com o governo. Pedimos Ciência e Tecnologia e sugerimos um nome qualificado, que é do Alexandre Quintino. Além das qualificações, ele é aliado de primeira hora do governador”, disse Weverson.
O PDT faz parte do atual governo com o secretário de Esporte, Júnior Abreu. Porém, a partir de segunda-feira, a Secretaria de Esporte será comandada pelo ex-deputado José Carlos Nunes, do PT.
Quintino é coronel da Polícia Militar, formado em Direito e mestre em Sociologia e Direito. Está em seu primeiro mandato e não foi reeleito, ficando como 1º suplente do PDT – partido do qual ele não tem história política.
Quintino foi eleito em 2018 pelo PSL que, na fusão com o DEM, virou o União Brasil. Na pré-campanha, quando o presidente do União, o deputado federal Felipe Rigoni, resolveu lançar candidatura ao governo, Quintino e outros quadros do partido se desfiliaram e contaram com a ajuda do governo para conseguir uma sigla da base aliada e disputar. Ele se filiou ao PDT no limite do prazo da janela partidária.
Depois, Rigoni recuou da candidatura majoritária e disputou a reeleição, sem apoiar ninguém ao governo no 1º turno. Já no segundo, Rigoni declarou apoio a Casagrande e na manhã desta quarta-feira (28) foi anunciado como o futuro secretário de Meio Ambiente do governo do Estado.
O governador tem dito que vai anunciar todo seu secretariado até esta quinta-feira (amanhã). Além do PDT falta também conseguir um espaço para o deputado Renzo Vasconcelos (PSC), que também não obteve êxito em sua tentativa de ser deputado federal.