A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (15) mandados de busca e apreensão em gabinetes de deputados na Assembleia Legislativa. Segundo servidores da Casa, pelo menos dois deputados foram alvos da operação: Carlos Von (DC) e Capitão Assumção (PL).
Von chegou a atender a coluna De Olho no Poder, mas a ligação caiu poucos segundos depois. Ele confirmou a operação, que a PF esteve em seu gabinete e disse que estaria a caminho da sede da Polícia Federal para entregar o passaporte.
“Tenho que deixar o passaporte lá”, disse Von. Ele também afirmou que não participou de atos antidemocráticos e que nunca fez fala contra as urnas. “Me causa surpresa porque eu não fui em nenhuma manifestação, não fiz nenhuma fala contra o processo eleitoral, duvidando das urnas. Não sei porque me colocaram no meio”, disse Von. Já Assumção não atendeu aos contatos da coluna.
Além dos dois, a PF cumpre mais 21 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão. A operação faz parte de uma operação em todo o país e foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
“A Polícia Federal no Espírito Santo informa que, na data de hoje (15), cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão preventiva e outras determinações de medidas diversas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim determinadas pelo Exmo. Sr. Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, nos autos do Inquérito 4.781/DF, em atendimento à representação da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Espírito Santo (PGJ/ES)”, informou a Polícia Federal em nota.
Em seis estados estão sendo cumpridos mais de 100 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de organizarem atos antidemocráticos. Além das apreensões, também há ordens de quebra do sigilo bancário e bloqueio de contas.
Em breve mais informações