Danilo Bahiense será 1º vice-presidente na chapa de Vandinho

O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), candidato à presidência da Assembleia Legislativa, definiu o nome que será o candidato a 1º vice-presidente em sua chapa: em acordo com a bancada do PL, o deputado Danilo Bahiense (PL) vai ocupar o espaço.

O nome foi definido numa reunião na manhã desta segunda-feira (30) entre Vandinho Leite e seu grupo e confirmada à coluna De Olho no Poder por ao menos dois integrantes desse bloco.

Os cargos de 1º e 2º secretários ainda estão em aberto e serão usados para atrair deputados do outro lado para o grupo. Vandinho disputa contra Marcelo Santos (Podemos), que tem o apoio do governo na corrida pelo comando da Ales e, agora, também tem a maioria dos eleitos ao seu lado.

Vandinho já chegou a liderar um blocão, com 24 deputados. Mas ao confirmar o nome na disputa e, num acordo com a Casa Civil, passou o comando do bloco para o atual líder do governo, Dary Pagung (PSB). A ideia era que alguém que não fosse disputar ficasse à frente do blocão.

Entretanto, quatro dias depois do blocão mudar de mãos, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que iria apoiar Marcelo Santos para presidente da Assembleia, o que fez com que Vandinho se sentisse traído.

Vandinho e seu bloco de aliados

Proposta de composição

A definição de Danilo na chapa como 1º vice-presidente vem depois de uma suposta tentativa, por parte do governo, para uma composição com Vandinho. Segundo informações de bastidores, a Casa Civil teria feito uma proposta ao deputado, para que pudesse compor na chapa com Marcelo.

A proposta foi recebida por Vandinho, que a levou para a análise do grupo que o acompanha, na manhã de hoje. Mas, o grupo teria rejeitado a proposta e mantido a decisão de disputar. O deputado Theodorico Ferraço (PP) seria um dos principais contrários à composição.

Vandinho, porém, não teria dado uma resposta definitiva ao governo. Interlocutores da chapa de Marcelo disseram que ele teria ficado balançado e não fechou portas, embora tivesse dito que a decisão seria coletiva, com seu grupo.

A coluna procurou Vandinho que, ao ser questionado sobre o teor da proposta e qual seria seu posicionamento, não respondeu. O chefe da Casa Civil, Davi Diniz, também foi procurado, mas não retornou aos contatos.

Procuradoria se posiciona contra votação secreta

O deputado estadual Marcelo Santos entrou com uma consulta na Procuradoria Geral da Assembleia sobre como deveria ser a votação – se aberta ou secreta – na sessão que vai eleger a próxima Mesa Diretora, na quarta-feira (1º).

Seguindo entendimento do Regimento Interno e da Constituição Estadual, a Procuradoria deu parecer de que a votação deve seguir o rito e ser aberta e nominal.

“Não há, como demonstrado, qualquer lacuna dubiedade, ou ambiguidade de sentido nos dispositivos legais supramencionados. Bem ao contrário, o que se constata é que a dicção dos preceitos legais vigentes inseridos na norma regimental quanto o insculpido na Constituição Estadual, 20 anos atrás, são de clareza solar e asseguram, de modo irrefutável, a obrigatoriedade de que o voto para a eleição da Mesa Diretora não se faça em sigilo pelo escrutínio secreto e, sim sob o signo da transparência, assegurando-se a toda sociedade ampla fiscalização social tão salutar a prática republicana nas democracias”, diz o parecer.

Que completa: “Isto posto, pelos fundamentos jurídicos anteditos opino conclusivamente que as eleições para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa prevista para ocorrerem na sessão do dia 01/02 deverão em observância ao artigo da 58 §8ª da CE e ao Art. 9º do Regimento Interno da Ales serem realizadas mediante processo votação transparente, assegurando-se o voto nominal e aberto”.

Ou seja, caso o presidente da sessão – que será o deputado Theodorico Ferraço (PP) – opte por mudar o rito da sessão e alguém entre com questão de ordem, o parecer da Procuradoria já está pronto, negando a possibilidade. O grupo de Vandinho, porém, tinha avaliado ir ao STF para tentar uma liminar assegurando a votação secreta.

Fale com a coluna De Olho no Poder: [email protected]

 

LEIA TAMBÉM:

As digitais de fora da Ales na eleição da Mesa Diretora

Grupo de Vandinho cogita ir ao STF para ter votação secreta na eleição da Ales

 

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.