O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, pediu exoneração do cargo no governo do Estado nesta sexta-feira (30) para se dedicar ao tratamento de saúde do filho caçula, o Mateus, de 11 anos. O secretário vai para São Paulo para dar continuidade ao tratamento do filho. A doença não foi divulgada.
Altoé estava à frente da defesa do Estado na Reforma Tributária, fazia parte do Conselho de Secretários da Fazenda do País (Consefaz) e foi o responsável por elaborar, junto com sua equipe, o pacote de sete propostas que o Estado encaminhou para o relator da Reforma Tributária na Câmara Federal.
Numa entrevista à coluna, Altoé chegou a dizer que o Espírito Santo era um dos três estados que mais perdia com a Reforma Tributária, cerca de 20% do ICMS ou R$ 3,5 bilhões por ano.
O governador anunciou a saída de Altoé e o nome do substituto em uma rede social: “O secretário Marcelo Altoé deixará a pasta da Secretaria da Fazenda a partir de hoje para se dedicar ao tratamento de saúde de seu filho. Ele ainda permanecerá colaborando com nossa equipe. Em seu lugar, assume Benicio Costa”, escreveu. É a primeira mudança no 1º escalão na atual gestão de Casagrande.
Benicio é auditor fiscal e atual subsecretário de Estado da Receita. É servidor de carreira da Sefaz desde 2016, é formado em Engenharia Elétrica pela Ufes e tem especialização em Planejamento Tributário. Ele já assume a pasta na próxima segunda-feira.
Decisão “difícil” e pedido de oração
Em seu perfil do Instagram, Altoé escreveu sobre sua saída do governo.
“É com pesar que informo que, devido ao agravamento de problemas de saúde enfrentados pelo meu filho caçula, o Mateus, tomei a difícil decisão de solicitar minha exoneração do cargo de secretário de Estado da Fazenda. Compreendo a importância e a responsabilidade que acompanham essa posição, mas, neste momento, minha prioridade é estar ao lado da minha família e cuidar daqueles que tanto amo.”
Ele também fez um pequeno balanço da atuação à frente da Sefaz. “Durante o meu tempo como secretário de Estado da Fazenda, dediquei-me incansavelmente a fortalecer a economia do nosso Estado e a garantir uma gestão fiscal responsável. Foi uma jornada desafiadora, mas gratificante, e sou grato pelo apoio e confiança que recebi do governador Renato Casagrande ao longo deste caminho”.
Altoé agradeceu à equipe de trabalho e aos representantes do setor produtivo e disse que vai continuar colaborando. “Asseguro-lhes que serão tomadas todas as providências necessárias para garantir uma transição tranquila e eficiente na Sefaz (…) A pedido do governador Renato Casagrande, continuarei colaborando com a equipe, dando continuidade aos projetos da secretaria”.
E, por fim, pediu orações pela família. “Peço suas orações e pensamentos positivos para minha família neste momento difícil. Com o amor e o apoio de todos, tenho esperança de que superaremos essa adversidade e voltaremos mais fortes do que nunca”. Além de Mateus, ele também tem uma filha adolescente.
Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da comunidade de política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! Só clicar abaixo: