O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), em visita ao Espírito Santo nesta quinta-feira (27), disse que o País está vivendo um “novo clima” ao repercutir sobre a suspeita de ameaça de bomba que acabou evacuando e isolando a sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, em Brasília, que é comandado pelo vice-presidente.
Ontem (26), uma mala com um exemplar da Constituição e bilhetes com frases de cunho religioso foram abandonados na área externa do prédio. O GSI, a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros e a PM do Distrito Federal foram acionados e esvaziaram o ministério. Alckmin não estava no local. Após perícia, as forças de segurança descartaram a existência de explosivos. Só roupas foram encontradas na mala.
Alckmin minimizou o episódio e disse que já imaginava não se tratar de nenhuma ameaça. “Eu já imaginava, foi um morador de rua que deixou uma mala lá, mas não tinha bomba nenhuma, não tinha nada. Mas a precaução dos órgãos de segurança é sempre boa. E eu digo o seguinte: nós estamos vivendo hoje um novo clima”, disse Alckmin, afirmando que o País está avançando por meio do diálogo.
“O presidente Lula é um homem experiente, uma liderança que se consolidou pelo diálogo. É através do diálogo que estamos avançando na Reforma Tributária, através do diálogo estamos avançando no arcabouço fiscal, nas reformas de competitividade que o Brasil precisa. Então, esse é um bom caminho”, disse o Vice.
Questionado se há um clima de tensão ou de perigo iminente, de possíveis ataques a sedes dos ministérios e a autoridades públicas, Alckmin negou, defendeu a democracia e ainda mandou um recado.
“Eleição já acabou, agora é trabalhar pelo Brasil. Eu sempre defendi a democracia. Comecei na vida pública como estudante de Medicina, como líder estudantil, para lutar pela democracia. Na democracia, quem ganha governa e trata de governar e governar bem. Quem perde fiscaliza, que trate de fiscalizar bem e se prepare para a próxima (eleição). Acho que está superado, temos de trabalhar e ajudar o Brasil”, avaliou.
Alckmin esteve no Estado para assinar a resolução que cria a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, a 1ª ZPE privada do País. Ele também acompanhou, do Porto de Vitória, a primeira exportação de lítio verde do País, juntamente com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e participou das comemorações dos 65 anos da Findes.
Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da Comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!