O governador Renato Casagrande (PSB) vai para o Rio de Janeiro nessa sexta-feira (11) acompanhar o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Serão destinados R$ 240 bilhões de recursos da União para obras em todo o País. Se somados os recursos de estatais, financiamento dos bancos públicos e do setor privado, por meio de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), o total de investimento em quatro anos será de R$ 1 trilhão.
De acordo com o governador, a relicitação da BR-101, a duplicação da BR-262 – os trechos do Espírito Santo –, a construção da Barragem do Rio Jucu e um aporte no Hospital Geral de Cariacica já estariam garantidos no programa, que vai detalhar as obras contempladas e os recursos investidos apenas amanhã.
“Essas vão entrar com certeza. A BR-101 está no PAC, a BR-262 vão precisar colocar um dinheiro para viabilizar a concessão porque sem o recurso federal, a concessão não fica de pé porque o pedágio fica muito alto. Pedimos recurso para o Hospital de Cariacica também. Estamos em contato direto com eles”, disse Casagrande à coluna De Olho no Poder.
O governador contou que outros pedidos foram feitos, mas ainda não há a certeza se entrarão nesse primeiro anúncio do programa. “Pedimos também para entrar a ferrovia Litorânea Sul, mas não bateram o martelo ainda não”.
A primeira etapa do PAC vai contemplar projetos estruturantes prioritários para os governos e para os ministérios. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem se reunido com governadores para ouvir quais são as prioridades de cada estado.
Além de investimentos em infraestrutura, transporte e energia, o novo PAC inclui as áreas de inclusão digital e conectividade, transição energética, ciência e tecnologia, além de saúde e educação.
LEIA TAMBÉM:
Casagrande pede a Lula a execução de 14 obras no ES: veja quais são