Evair diz ter apoio do PL e de Bolsonaro para disputar o governo do ES

Sessão na Ales em homenagem a Bolsonaro: Evair diz ter o apoio do ex-presidente / crédito: Ales

A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Espírito Santo na semana passada rendeu mais do que churrascos, tietagem e comendas. Lideranças capixabas aproveitaram a oportunidade para alinhar projetos e apoios futuros, principalmente mirando as eleições de 2026.

Embora tenha perdido as eleições no ano passado e esteja inelegível para a próxima disputa, Bolsonaro é considerado um forte cabo eleitoral, especialmente nos estados onde teve boa votação, como aqui no Espírito Santo – no 2º turno da eleição presidencial, Bolsonaro teve 58,04% de votos contra 41,96% de Lula, no Estado.

E é contando com isso que o deputado federal Evair de Melo (PP) se prepara para 2026. Ele já manifestou o interesse de disputar o governo do Estado nas próximas eleições e agora afirma que contará com o apoio do PL e de Bolsonaro nessa empreitada.

“Tenho apoio do Bolsonaro, do Magno (Malta, presidente estadual do PL) e do Gilvan (deputado federal). O nosso projeto é conjunto. Estamos bem alinhados com Bolsonaro”, disse Evair em entrevista à coluna De Olho no Poder.

O deputado acompanhou o ex-presidente nos três dias em que ele passou no Estado e a conversa com Bolsonaro e a cúpula do PP para alinhar os projetos futuros ocorreu, segundo Evair, na quinta-feira passada (09).

Vice-líder da oposição na Câmara Federal, Evair hoje está num partido que, nacionalmente, conta com um ministério no governo Lula e que, no Estado, faz parte da base aliada do governo Casagrande, a quem também Evair faz oposição.

Por esse motivo, não são poucas as vezes que o mercado político cogita que, mais cedo ou mais tarde, o deputado precisará mudar de legenda, procurar um abrigo que melhor se encaixe ao seu atual posicionamento político e ideológico.

Evair de Melo mira o Palácio Anchieta

Além disso, o presidente do PP no Estado, deputado Josias da Vitória, também tem interesse em disputar o governo do Estado, conforme a coluna já noticiou. No ano passado, Da Vitória já abriu mão de disputar o Senado, indo para a reeleição por conta da costura feita com o PSB. Dificilmente fará nova concessão em 2026.

Sobre isso, Evair não vê problemas. Ele disse que não haverá brigas e nem crises com o presidente do partido, a quem ele chama de amigo. Também contou à coluna que tem convites de quatro legendas para se filiar, com a garantia de espaço para disputar o governo do Estado em todas elas:

“Eu tive quatro convites de partidos para disputar o governo do Estado. Tenho boa relação com muitos partidos, como o Novo, tenho conversa muito boa com o Republicanos, muito boa também com o PSD do Kassab… Meu coração é PP, mas não vai ter crise entre mim e Da Vitória. O nosso movimento é legítimo, é bom para o partido ter dois nomes. Eu e Da Vitória somos superamigos, sempre alinhados”, disse Evair.

O deputado disse também que o PL abriu as portas para a sua filiação e também abraçou seu projeto para 2026.

magno malta: “Precisa amadurecer”

Magno Malta na Ales / crédito: Ascom-Ales

O presidente estadual do PL, senador Magno Malta, confirmou a conversa relatada por Evair, que ocorreu em seu sítio, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro ficou hospedado.

“Não houve uma reunião para discutir a possível candidatura de Evair de Melo em 2026. No entanto, houve uma conversa, inclusive informal, sobre o apoio a um projeto dele para o governo do Estado”, disse Magno Malta.

O senador disse que o nome de Evair é bem aceito, mas que o projeto ainda precisa ser amadurecido. “O ex-presidente Jair Bolsonaro demonstrou uma boa aceitação, especialmente no que diz respeito ao partido, PL. Portanto, é algo que precisamos amadurecer. Evair é uma pessoa muito querida por mim e pelo partido, então é algo que vamos considerar com cuidado”, avaliou.

O PL também avalia ter nome para disputar uma das duas cadeiras ao Senado que estarão em jogo em 2026. O mais cotado até agora é o deputado Gilvan da Federal. E há ainda a possibilidade de fechar com o Republicanos, para tentar a segunda vaga do Senado e formar a trinca PP-PL-Republicanos, que já caminha junto na capital federal e em outros estados.

“Estarei a postos para a missão”, diz Da Vitória

Da Vitória é presidente estadual do PP-ES

Outro cotado para disputar o governo do Estado pelo PP em 2026 é o deputado federal Josias da Vitória, que preside o Progressista no Estado e coordena a bancada federal capixaba.

Da Vitória diz ser legítimo o movimento que Evair está fazendo: “É plenamente legítimo o desejo do nosso colega Evair. Ele é um parlamentar experiente, com uma atuação bem definida. Motivo que tem todo o direito de postular cargos maiores, inclusive o governo do Estado”.

O federal disse que a relação com o correligionário é madura e de respeito e que acredita que Evair ficará no Progressista. Mas fez uma ressalva com relação à disputa majoritária: “Um projeto para o governo do Estado, além da liderança pessoal, envolve também um conjunto de forças que se constrói com exercício de diálogo (…) A disputa tem que ser um projeto amplo, de vários partidos e forças”, afirmou.

Da Vitória disse ainda que se comunica bem com o PL, que o debate sobre o nome do partido na disputa será discutido no tempo certo e se colocou no jogo: “Entendo que ainda estamos muito longe para esse processo e que vários fatores ainda serão importantes para a viabilização de uma candidatura do partido (…) Tenho pleno desprendimento em relação ao propósito (de disputar), Mas, se no momento for o elo de convergência, estarei a postos para a missão”.

Como Evair garantiu que não haverá disputa entre eles dentro do PP, a saída será chegarem a um acordo, com um dos dois recuando, ou os dois disputando, porém em partidos diferentes. A conferir.

Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da Comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

 

LEIA TAMBÉM:

Da Vitória admite que pode disputar o governo do ES em 2026

PL, PP e Republicanos juntos? A trinca que está sendo formada visando as eleições