Num evento concorrido, com críticas ao prefeito Sergio Vidigal e alfinetadas a outros adversários, o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos se filiou ao Partido Progressista (PP), na manhã deste sábado (02), no auditório de um hotel em Laranjeiras.
Sem partido desde o segundo turno das eleições gerais do ano passado – quando se desfiliou da Rede –, Audifax entra no PP com espaço para liderar a legenda no município e tocar a pré-candidatura a prefeito, numa tentativa de voltar ao comando da maior cidade do Estado, pela quarta vez. “Vamos pra cima”, disse o ex-prefeito, afirmando que está com energia e força para a empreitada.
O presidente estadual da legenda, o deputado federal Josias da Vitória, endossou: “Para quem ainda tem dúvida, nosso próximo prefeito da serra será Audifax (…) Vamos voltar com o melhor prefeito que a Serra já teve”, disse Da Vitória, sob aplausos da plateia presente.
A filiação, que mais pareceu um ato de lançamento de Audifax à pré-candidatura a prefeito, contou com as principais lideranças do PP. Além de Da Vitória, o também federal Evair de Melo e o secretário-geral Delmaestro participaram do evento e o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, mandou um vídeo.
“O PP hoje está em festa, com a chegada do grande político do Espírito Santo Audifax Barcelos. Ele já foi prefeito da Serra por três oportunidades e agora coloca sua pré-candidatura para esse importante município”, disse Ciro, no vídeo.
O presidente do Agir, Roque Monteiro, também esteve presente, além de filiados do Novo e da vereadora da Serra e aliada de Audifax Raphaela Moraes (Rede).
O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) também participou da filiação e ocupou lugar de destaque entre as autoridades, com direito a discurso durante o evento, relembrando a dobradinha que os dois fizeram no segundo turno da eleição para governador no ano passado – Audifax e Manato disputaram o governo e no 2º turno, o ex-prefeito da Serra apoiou o ex-deputado.
Da Vitória chegou a brincar (ou não), dizendo que Manato iria se filiar ao PP nos próximos dias, o que Manato depois desconversou, com a coluna: “Ele foi educado, só isso”.
No discurso, Manato fez críticas à atual gestão da Serra, comandada pelo prefeito Sergio Vidigal (PDT), disse que o atual prefeito é candidatíssimo, e que Audifax poderia contar com ele.
Evair disse que Audifax deveria estar no PP há muito tempo e que no ano que vem os eleitores vão votar em quem já conhecem e confiam. “Seja muito bem-vindo, vai chegar jogando”.
As alfinetadas
Audifax fez um balanço de seus mandatos à frente da Serra, chamando para si obras como o Contorno do Mestre Álvaro – que será inaugurado nesse mês –, o hospital Materno-Infantil e a Rotatória do Ó. “Não vão me chamar e nem a Bolsonaro para o Contorno do Mestre Álvaro, mas foram obras iniciadas nas nossas gestões”, afirmou.
Ele chegou a subir o tom e a fazer denúncias contra o atual prefeito da Serra, Sergio Vidigal, afirmando que a cidade perdeu protagonismo e que a saúde e a educação estão um caos, que não há planejamento e que a equipe de governo é escolhida com critérios políticos e eleitorais. Mas as críticas não foram só contra Vidigal.
“O próximo prefeito tem que estar preparado, porque vai enfrentar o caos na educação, na saúde, uma dívida sem tamanho. Não pode ser qualquer um. Não podemos perder o que já conquistamos. (…) Vemos na política muito caçador de ‘like’, isso não cabe mais na cidade”, disse Audifax.
Embora não tenha citado nomes, a leitura no mercado político é que ele tenha se referido ao deputado Pablo Muribeca (Republicanos), que também é pré-candidato a prefeito do município e tem protagonizado algumas polêmicas, principalmente com suas ações de fiscalização na cidade.
“Vamos conversar, debater com os partidos presentes, com os que não estão aqui, trabalhar uma construção, ouvir a população, conversar com pré-candidatos. Não nego que estou animado, feliz, com energia, estou forte. E se depender do Audifax, nós vamos pra cima”, disse o ex-prefeito.
>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
LEIA TAMBÉM:
DE OLHO NO RESUMÃO: ICMS mais caro, outra operação na Fazenda e a treta do Sine – parte 2
Já começou a campanha? Disputa na Serra ferve e antecipa o debate eleitoral
Troca de secretários aponta que Vidigal deve disputar a reeleição