Após a vinda do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, ao Estado, para lançar a pré-candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas a prefeito de Vitória – candidatura essa que é tida como prioridade pelo partido –, o PSDB estadual recuou e não vai mais entrar na Justiça contra a intervenção do PSDB nacional no diretório de Vila Velha.
A decisão de judicializar a questão foi noticiada pela coluna De Olho no Poder, ontem (1º), numa entrevista com o deputado estadual Mazinho dos Anjos, que faz parte do diretório estadual da legenda:
“A princípio, vamos judicializar. De acordo com o estatuto do partido, a Nacional não pode intervir na Municipal diretamente. Só pode intervir na Estadual, e a Estadual na Municipal”. Mazinho também emitiu uma nota de repúdio, criticando a interferência do comando nacional.
Porém, antes do evento na Assembleia que lançou Luiz Paulo, o presidente nacional teve uma reunião com a cúpula do PSDB estadual e, à noite, durante coletiva de imprensa, Vandinho anunciou sua decisão: “Se depender de mim, não vai judicializar”.
Em conversa com a coluna logo depois, Vandinho reafirmou seu posicionamento: “Tá tudo tranquilo, não vamos judicializar. Se depender de mim, deixa como está”.
Deixar como está é deixar o partido sob o comando do ex-prefeito Max Filho. O tucano procurou o diretório nacional do ninho e ameaçou deixar o partido, além de apresentar supostas irregularidades na convenção do PSDB de Vila Velha, que elegeu aliados de Vandinho para o comando da sigla.
Até agosto do ano passado, era o grupo de Max Filho que estava no comando da legenda, mas as divergências entre Max e Vandinho começaram a pesar e os dois foram para lados opostos e começaram a disputar o comando da legenda em Vila Velha.
Na semana passada, Perillo assinou uma resolução, destituindo o diretório sob o comando de Vandinho e o entregando a Max. A decisão pegou a cúpula tucana de surpresa.
Durante a coletiva de imprensa, o presidente nacional comentou sobre a intervenção: “Esse assunto foi discutido pela Comissão Eleitoral dos Estados. A decisão também considera pessoas mais antigas do partido, enfim. É um assunto que a gente está tratando e o importante é que a gente tenha aqui no Espírito Santo um partido bastante unido”, disse o dirigente nacional.
E, ao lado de Vandinho e Mazinho, Perillo disse que Max teve seus motivos para “reivindicar” o comando da sigla em Vila Velha:
“Max Filho foi deputado federal pelo PSDB, uma pessoa querida na bancada, no partido e ele certamente teve seus motivos pra reivindicar a liderança do PSDB de Vila Velha. Esse assunto foi tratado na comissão, como eu já disse. E se o partido é dele, se ele vai dirigir o partido, é claro que ele vai ter a primazia de discutir essa questão no momento certo sem, é claro, deixar de considerar a importância da presidência estadual, do presidente Vandinho e do deputado Mazinho, e sobretudo a parceria, que pra nós é de fundamental importância, com o prefeito Luiz Paulo”.
O diretório está sendo comandado por Maurício Gorza, aliado de Max Filho. Segundo Max, Maurício também é pré-candidato a prefeito de Vila Velha, embora o ex-prefeito não tenha descartado totalmente se tornar, lá na frente, o dono da vaga na disputa.
Max é adversário do atual prefeito do município, Arnaldinho Borgo (Podemos), e o principal motivo de puxar o partido para debaixo da sua asa é o de não permitir que o ninho feche aliança com a atual gestão.
Questionado se os tucanos teriam candidato próprio em Vila Velha, Perillo respondeu: “Nós queremos que o PSDB tenha candidato nas maiores cidades brasileiras e Vila Velha é, claro, uma cidade muito importante”.
Vandinho, porém, não leva muita fé sobre os projetos eleitorais comandados por Max Filho e deixou isso bem claro ontem. Mas disse que irá respeitar a decisão do presidente nacional.
“A Executiva estadual respeita o movimento nacional. Eu tenho dúvida se é um projeto que tem viabilidade eleitoral, mas respeito e vamos em frente. Todo o restante do trabalho – as outras 37 candidaturas a prefeito ou a vice – não muda nada. Temos o apoio do presidente nacional e vamos continuar firme”.
Climão
Não tinha como não notar o climão que tomou conta do evento por conta da questão de Vila Velha, principalmente com a presença de Max Filho, que compareceu para prestigiar o evento. Vandinho chegou a chamar o ex-prefeito para compor a mesa de honra, mas ele permaneceu embaixo, no plenário, acompanhando o lançamento.
E na Serra?
Se depender do presidente nacional do PSDB, Serra também terá candidato próprio. No caso, seria o próprio Vandinho Leite. Questionado, porém, Vandinho nem confirmou e nem descartou: “Não é o meu objetivo inicial, vamos discutir com calma”. O deputado disse também que tem dialogado com outros partidos com candidatos a prefeito na Serra.
>> Quer receber nossas notícias de política 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
LEIA TAMBÉM:
Com presidente nacional no ES, PSDB lança pré-candidatura de Luiz Paulo a prefeito de Vitória
Presidente do PSDB vem ao ES para lançar pré-candidato em Vitória e resolver pepino em Vila Velha