Recado de Hartung, resposta de Rigoni e pré-campanha na Capital a todo vapor

Sinais, fortes sinais…

O ex-governador Paulo Hartung postou em seu perfil do Instagram duas mensagens que, embora não citem nomes, parecem ter destinatário certo.

Na sexta-feira passada (24), Hartung publicou uma foto sua com a legenda: “Só cuida das pessoas quem cuida das contas”. Durante seu terceiro mandato à frente do Palácio Anchieta (2015-2018), quando implementou uma política rigorosa de austeridade fiscal no Estado, esse era seu lema. A postagem repercutiu em grupos de mensagens.

Na última terça-feira (28), o ex-governador fez outra postagem, no story do seu Instagram. Numa nova foto, escreveu: “Eu aprendi com meu pai, Paulo. Na vida é muito difícil arrumar as coisas. Isso vale para o pessoal, para as empresas e para os governos. Mas é facílimo bagunçar e produzir uma ruína”.

 

Como já dito, Hartung não citou nomes e nem fez referência a quem se dirigia o “recado”. Mas o mercado político soube fazer a leitura. As postagens ocorreram na mesma semana em que a Assembleia Legislativa aprovou projeto do governo do Estado que altera as metas fiscais para esse ano.

A projeção do governo Casagrande é que o deficit primário de 2024 seja maior do que o previsto pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), aprovada no ano passado. Isso quer dizer que o gasto público do governo está crescendo mais do que a arrecadação da receita.

Postagens de PH no Instagram

Será candidato?

Como já era de se esperar, na primeira postagem de Hartung, alguns comentários fizeram referências a 2026 e a um eventual retorno do ex-governador ao Palácio Anchieta.

Casagrande está em seu segundo mandato consecutivo e não poderá disputar a reeleição, tendo que escolher um nome para a sua sucessão, o que ainda não ocorreu.

Embora esteja longe da política local desde que deixou o governo e assumiu a presidência da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Hartung sempre tem o nome lembrado, no mercado político, quando se trata de eleições gerais.

Em 2022 chegou a ser ventilado que o ex-governador poderia se filiar ao PSD e até disputar a Presidência. O vento, porém, soprou para outros lados.

Agora, no início dos debates sobre 2026 e com a saída de Casagrande da disputa pelo Palácio Anchieta, ninguém coloca a mão no fogo e afirma, com toda a certeza, que Hartung estará fora do jogo.

Pelo menos por enquanto, e nas redes sociais, Hartung ainda não respondeu e nem descartou as provocações de seus seguidores.

***

A resposta de Rigoni

Rigoni e a cúpula do União Brasil

Quem também chamou a atenção para postagens em suas redes sociais foi o secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União Brasil), que publicou em seu perfil do Instagram uma foto com a cúpula nacional do seu partido. Ele escreveu:

“Como presidente estadual do União Brasil, tive uma excelente conversa em Brasília nesta quarta-feira (29) com os amigos Antônio de Rueda, presidente nacional do partido, ACM Neto, secretário-geral e Elmar Nascimento, líder do partido na Câmara. Falamos sobre os planos do partido nas eleições de 2024 e reafirmamos o nosso compromisso e da Executiva nacional com todos os nossos pré-candidatos a prefeitos e vereadores. O partido no Espírito Santo foi o quarto que mais cresceu em número de filiados no País. Seguiremos avançando”, postou Rigoni.

A postagem também ocorre na semana seguinte à revelação de que o partido comandado por ele no Estado poderia mudar de mãos e ir para o comando do presidente da Assembleia, Marcelo Santos – que está de saída do Podemos. O deputado teria se encontrado com o presidente nacional do União, em Brasília.

A mudança poderia desfazer acordos e até fazer o partido ir para lados opostos ao que se encontra hoje, gerando impacto nas eleições municipais de outubro.

Ao ser questionado pela coluna, na ocasião, Rigoni negou que deixaria a presidência do partido. “Rueda não faria isso comigo no susto. Acho que pode estar ocorrendo uma tentativa, sei que eles (Marcelo e Rueda) se encontraram há um tempo. Mesmo que tiver alguma conversa, vai passar por nós. Tenho essa confiança que ninguém vai fazer nada pelas minhas costas”.

***

Camila Valadão lança plataforma para construir plano de governo

Camila Valadão / crédito: Ales

A deputada estadual Camila Valadão (Psol), que é pré-candidata à Prefeitura de Vitória, lança na próxima sexta-feira (07) a plataforma digital “Outra Vitória possível”, que será aberta para que os cidadãos apresentem propostas para a elaboração do plano de governo de Camila.

A ideia é montar o plano de governo em três fases: a primeira inaugurando a plataforma; depois tendo visitas em áreas estratégicas para ouvir a cidade e a terceira sistematizando as demandas num documento final a ser apresentado à sociedade.

“Estamos comprometidos com um processo participativo e inclusivo, que mobilize a sociedade e apresente soluções concretas para os desafios da nossa cidade. Tenho certeza de que este é um passo fundamental para garantir uma gestão pública transparente e eficiente”, explicou Camila.

***

Torta de climão

 

Sessão de posse aos novos vereadores

Um climão daqueles reinou na posse dos novos vereadores na Câmara de Cariacica. Nos bastidores, o motivo seria a antecipação da posse, em um dia, mesmo após os novatos – Ronildo Andrade, Ilma Siqueira, Marcos Palinha, Zety Araújo e Sargento Nunes – já terem enviado convites para a cerimônia que, a princípio, estava marcada para quarta-feira (29).

Apenas Sargento Nunes não compareceu, tendo sua ausência justificada pela Mesa Diretora. Os cinco vereadores entraram após o TRE cassar o mandato dos parlamentares César Lucas (PV), Marcelo Zonta e Mauro Durval, do Cidadania, além de Juares do Salão e Juquinha, do PMN, por suposta fraude à cota de gênero na eleição de 2020. Cabe recurso.

***

No comando e na disputa

O agricultor e tecnólogo Tico Selvatici assumiu a presidência do PRTB em Aracruz e é cotado para disputar a Prefeitura do município. A nova Executiva municipal da legenda já tomou posse – com a presença do presidente estadual do partido, Antônio Bongestab, e dos pré-candidatos à Câmara de Vereadores – e já está a todo vapor com os preparativos da pré-campanha.

***

Comunicação e democracia

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, com o tema: “O papel da comunicação pública na defesa da democracia”. O evento acontece nos dias 4 e 5 de julho em Vitória.

O evento é voltado para profissionais e gestores de comunicação, assessores de imprensa, conselheiros, servidores públicos, ouvidorias públicas, servidores que atuam na elaboração de conteúdo e demais interessados em comunicação. As inscrições são gratuitas.