O deputado estadual Zé Preto (PP) terá sua pré-candidatura a prefeito de Guarapari lançada amanhã (27), às 19 horas, num evento que promete algumas surpresas, entre elas o possível apoio de dois partidos, que até então tinham pré-candidaturas próprias, e uma sinalização sobre o nome de quem será o vice.
Isso porque, segundo consta no convite do evento espalhado em grupos de conversas e redes sociais, Zé Preto contaria com o apoio de seis partidos em sua pré-candidatura: o PP – onde está filiado –, PRD, PSD, DC, Podemos e PSB. Só que os dois últimos têm pré-candidatos a prefeito no município.
Podemos tem o nome do ex-subsecretário estadual de Turismo Gedson Merízio e o PSB, do ex-deputado federal Ted Conti, conforme a coluna De Olho no Poder já noticiou em análise sobre o cenário eleitoral de Guarapari.
Nos bastidores, aliados de Zé Preto esperam que, durante o evento, os dois pré-candidatos estejam não só presentes, sinalizando o apoio, como também possam anunciar a retirada das duas pré-candidaturas em prol do deputado.
Há ainda a expectativa de que o vice na chapa de Zé Preto possa ser definido durante o lançamento e o cotado para ocupar o posto seria Gedson.
Oficialmente, ninguém confirma que isso poderá acontecer, mas o clima é de expectativa, uma vez que os partidos já têm conversado sobre a formação de um bloco, com partidos que fazem parte da base aliada do governador, em prol de uma única candidatura.
A ideia é que, com uma frente ampla, a candidatura que representaria o Palácio Anchieta se torne mais competitiva, unindo forças estrategicamente, uma vez que há mais nomes na disputa e a maioria independente ou de oposição ao governo estadual.
“Estamos compondo uma frente”, diz Gedson
A formação da frente, do apoio e a cotação para ser vice foram confirmados por Gedson em conversa com a coluna ontem (25). Questionado se durante o evento, seria anunciado como vice, Gedson respondeu que “ainda não”.
“Estamos compondo uma frente partidária em Guarapari, trabalhando a união, para de fato entrar no processo para ganharmos a eleição. Acho que Guarapari precisa dar uma renovada, ter um novo ar no cenário. Na quinta-feira será lançada a pré-candidatura de Zé Preto e nós, os seis partidos, estaremos lá com o intuito principal de estarmos unidos para construir o projeto”, disse Gedson.
Sobre retirar sua pré-candidatura e ser vice de Zé Preto, Gedson, que também preside o Podemos no município, disse: “Estamos conversando sobre ser vice, mas o anúncio de vice é lá na frente. Tem um tempo ainda para as convenções e tudo pode acontecer até lá. Mas as conversas estão se estreitando para que, de fato, isso possa se concretizar”.
Ele negou, porém, que haja qualquer anúncio oficial amanhã.
Questionado se o PSB estaria junto, no mesmo propósito, Gedson, a princípio, disse que sim. Mas, depois fez uma ressalva avaliando que a resposta deve ficar para quinta, com a participação ou não do partido do governador no evento de lançamento de Zé Preto.
PSB mantém pré-candidatura de Ted Conti, diz presidente socialista
O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, negou que a pré-candidatura do jornalista e ex-deputado Ted Conti será retirada. Ele também afirmou que a presença do partido no evento de Zé Preto será definida em reunião com o PSB de Guarapari na manhã de hoje (26).
“O PSB vai manter a pré-candidatura de Ted Conti”, afirmou Gavini. Questionado sobre o PSB constar como apoiador da pré-candidatura de Zé Preto no convite do evento, Gavini justificou: “A logomarca do PSB no convite foi colocada sem ouvir o PSB municipal”.
A assessoria de Zé Preto foi procurada para falar sobre a inclusão do PSB no cartaz de lançamento, mas não retornou até o fechamento da coluna. O presidente municipal socialista não foi localizado.
Já Ted fez coro ao presidente estadual. Disse que não foi procurado para tratar sobre a inclusão do partido como apoiador do evento e que a definição sobre se irá ou não participar, sai hoje, após a reunião. Ele mantém a pré-candidatura a prefeito, dizendo estar “cedo” para declinar.
“Minha (pré-) candidatura não será retirada. Essa definição só acontecerá nas convenções, no final de julho. Por sermos base do governo temos esse acordo, mas muita coisa ainda pode acontecer. Mais de 50% dos eleitores ainda não definiram posição, está cedo pra declinar. Vamos ver as próximas pesquisas”, ponderou Ted.
Ele disse ainda que o “acordo”, como base do governo, é que cada um faça sua pré-campanha até as convenções e que o martelo seja batido lá. Ou seja, ele também descartou que saia alguma decisão referente ao PSB durante o lançamento de Zé Preto.
A coluna noticiou em abril que o cenário político em Guarapari estava embolado, com oito nomes cotados para disputar a prefeitura num colégio eleitoral inferior a 100 mil eleitores.
Além de Zé Preto, Gedson e Ted Conti – que são aliados do governador –, estão no jogo o deputado estadual Danilo Bahiense (PL), o vereador Rodrigo Borges (Republicanos), o ex-secretário de Obras de Guarapari Emanuel Vieira (União Brasil) – que é apoiado pelo atual prefeito Edson Magalhães (PSDB) –, o presidente da Câmara de Vereadores de Guarapari, Wendel Lima (MDB), e o ex-vereador Oylas Pereira (PT).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
LEIA TAMBÉM: