Desde que o projeto de reeleição do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), começou a ser debatido, ainda no ano passado, que o PSB surgiu como o partido que iria indicar o nome de vice na chapa encabeçada pelo prefeito.
E um nome estava bastante consolidado: o do administrador Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, que chegou a ser indicado para a Secretaria de Planejamento de Vila Velha. Cael é pai do deputado federal Victor Linhalis (Podemos), que foi eleito vice-prefeito de Vila Velha, nas eleições de 2020.
Ele tem mais de 30 anos de PSB, é considerado um bom quadro técnico e político e tem a predileção da cúpula do partido. Até então, se a vice de Arnaldinho ficasse com o PSB, o nome já estaria definido. Ao menos, era isso que o mercado político tinha como certeza.
Acontece que, dentro do PSB não há consenso sobre o nome de Cael ser o indicado para a vice de Arnaldinho. Cael tem a predileção do PSB estadual, mas os socialistas de Vila Velha têm outro projeto. O diretório municipal indicou a vereadora Patrícia Crizanto para ser o nome do partido na chapa majoritária.
Uma reunião foi feita no último sábado (06) – entre o PSB de Vila Velha e o presidente estadual da legenda, Alberto Gavini – para a apresentação do nome de Patrícia. Mas, um impasse foi formado: o PSB de Vila Velha não abre mão do nome da vereadora e o PSB estadual também não abre mão do nome de Cael.
“Ele não tem relação com o partido”
Segundo o presidente do PSB de Vila Velha, Harlen Silva, o diretório está unido na escolha de Patrícia. “Ela representa mais o que o PSB quer, é uma mandatária e há no partido uma predileção pelo nome dela. Já o Cael, não tem afinidade com o PSB de Vila Velha, ele é de Colatina e transferiu o domicílio eleitoral em abril, não tem uma relação direta com o partido aqui”.
O diretório do PSB de Vila Velha é eleito e, segundo Harlen, no caso de uma indefinição, prevaleceria a decisão do diretório municipal.
“A decisão é nossa. A Estadual pode até ter uma posição, que levamos em consideração, mas a decisão cabe ao diretório municipal, que foi eleito. Isso é estatutário: se não tiver consenso, prevalece a decisão da municipal”, disse Harlen, enfatizando que o PSB tem histórico democrático.
“Estou à disposição do partido”
Patrícia participou da reunião e tem se colocado à disposição do partido. No segundo mandato e única vereadora do PSB em Vila Velha, hoje ela é pré-candidata à reeleição, mas também teria interesse em entrar como vice na chapa liderada por Arnaldinho.
“O partido está tratando desse assunto diretamente e não está definido. Eu estou à disposição. É um projeto de grupo, então a decisão não é minha. A definição será entre o partido e o prefeito”, disse Patrícia, que tem pretensão de ser candidata à deputada estadual em 2026. Segundo ela, Cael também é um nome forte dentro do partido.
Está marcada para amanhã (09), uma reunião entre o PSB de Vila Velha e o PSB estadual, com a presença de Cael, Patrícia e de outras lideranças. O assunto será abordado.
“Não tem outro nome”
Porém, segundo Gavini, o martelo já está batido: o nome do PSB que será indicado para ser vice na chapa de Arnaldinho será o de Cael, já está definido. Ele confirmou que haverá a reunião amanhã, mas a possibilidade de mudar o nome do possível vice está descartada.
“Não tem outro nome não, o nome é Cael mesmo. Vamos ter outra reunião na terça-feira para sedimentar, mas o nome é o do Cael, porque ele reúne as características necessárias para ajudar o prefeito, tem experiência federal, estadual, municipal, já foi secretário. Então, será ele”, cravou Gavini.
O dirigente estadual confirmou que o nome da Patrícia foi apresentado, mas o partido – pelo menos a cúpula estadual – tem outros planos para ela:
“Patrícia é nossa candidata, vereadora eleita. Queremos que ela avance na Câmara. Inclusive ela estava na reunião e concordou. Então, a próxima reunião não é para mudar nome, mas para homologar o nome do Cael. Já queremos sair com a data marcada para o evento de apresentação do nome dele ao prefeito”, enfatizou Gavini.
Em tempo: O deputado federal Victor Linhalis (Podemos) não estaria nada feliz com a rejeição ao nome do pai dele por parte do PSB de Vila Velha.
Em tempo II: A disputa pela vaga de vice de Arnaldinho está acirrada e não somente no ninho socialista. O presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti (MDB) também está no jogo e tem o apoio de boa parte dos partidos que formam a base de Arnaldinho e também de colegas vereadores. O movimento de apoio a Lorenzutti tem sido liderado pelo presidente estadual do Republicanos, Erick Musso.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
LEIA TAMBÉM:
Cael será vice de Arnaldinho? PSB quer lugar de destaque nas chapas à reeleição