Disputa em Colatina: Guerino mantém a liderança, mas não pode relaxar

Vista de Colatina

A dois dias da eleição e três após ganhar publicamente o apoio do governador Renato Casagrande (PSB), o prefeito Guerino Balestrassi (MDB) mantém o favoritismo na disputa pela Prefeitura de Colatina, como mostra a terceira pesquisa do Instituto Futura Inteligência (veja a pesquisa completa aqui).

Com dois pontos percentuais a menos com relação ao levantamento anterior (realizado entre os dias 20 e 23 de setembro), Guerino pontua 36,7% das intenções de voto, abrindo 9 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o candidato Renzo Vasconcelos (PSD), que soma 27,7%.

Guerino lidera pesquisa / crédito: Secom-Colatina

Embora seja uma diferença considerável – fora da margem de erro que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos –, essa distância já foi maior e vem caindo.

Na pesquisa anterior, os dois candidatos tinham quase 10 pontos de distância, tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo. Agora, a distância é de 9 pontos (no cenário estimulado) e caiu para 7,1 pontos, no cenário em que não são apresentados os nomes aos entrevistados e o eleitor revela seu “voto convicto”.

Na última terça-feira (1º), o governador Renato Casagrande (PSB) gravou um vídeo em apoio a Guerino. Um vídeo tímido, diga-se de passagem, talvez por conta de um possível constrangimento do governador em ter que escolher um lado entre dois aliados. Mas, ainda que não tão eloquente, a expectativa era a de que o apoio público do governador fizesse a diferença e aumentasse a vantagem de Guerino nessa reta final.

Mas não foi o que aconteceu.

A pesquisa foi a campo nos dias 2 e 3 de outubro (após o vídeo de apoio), entrevistou 400 pessoas, mas não captou uma preferência maior por Guerino por conta do apoio do Palácio Anchieta, o que era esperada por aliados do prefeito.

Renzo está em 2º lugar nas pesquisas

Pesquisa é o retrato do momento e não significa que o cenário apresentado hoje será o mesmo que sairá das urnas no domingo. Mas, ela aponta uma tendência e, em Colatina, a tendência é que a distância entre os dois candidatos à frente do pleito diminua e que a disputa seja voto a voto, no domingo. Mas não é só com Renzo que Guerino deve se preocupar.

Candidato do PL dobra o índice

O candidato do PL, Luciano Merlo, teve um crescimento surpreendente entre a última pesquisa e essa e quase dobrou sua intenção de votos. Na pesquisa anterior, ele pontuou 6,9% e estava em quarto lugar, atrás do candidato Vinícius Bragatto (Novo), com 7,3%.

Já nesse último levantamento, Luciano pulou para 13,6% e foi para o terceiro lugar com uma possibilidade real de crescer ainda mais. Isso porque ele também conseguiu reduzir seu índice de rejeição, que caiu de 26,5% para 22,4%, fazendo com que perdesse a ponta dos “rejeitados”.

Luciano Merlo deixou a liderança da rejeição

Líder nas pesquisas de intenção de votos, Guerino também assumiu o ranking da rejeição, saltando de 25,7% para 30,3% da parcela dos entrevistados que não votariam nele de jeito nenhum – um aumento que ultrapassa a margem de erro e preocupa, porque rejeição estabelece um teto, impedindo que o candidato cresça na conquista de votos.

A pesquisa Futura mostra que a disputa em Colatina deverá ser acirradíssima, voto a voto, como foi em 2020. Há quatro anos, Guerino e Luciano travaram um embate daqueles e o representante do bolsonarismo em Colatina perdeu por apenas 631 votos (1%). É bom o povo colatinense segurar o coração porque a disputa no município promete!

Em tempo

Não é só Guerino que não pode piscar nessa reta final. Renzo também, que precisa ter um olho bem aberto em Guerino, para alcançá-lo, e outro em Luciano, para não ser ultrapassado, já que o candidato do PL vem numa trajetória crescente.

 

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa Futura aponta Balestrassi com 36,7% e Renzo com 27,7% em Colatina